CASA ESPIRITA MARIA DE
NAZARÉ
JUVENTUDE ESPIRITA MARIA DE NAZARE - JEMN
EVANGELIZADOR : Josi
Barbosa
AUXILIAR: Dani Arruda
CICLO: 13 a 15 anos
DATA: 11 de Julho de 2010
TEMA: DESPRENDIMENTO DOS BENS TERRENOS
OBJETIVO : Valorizar mais o Ser do que o Ter no dia a dia.
ROTEIRO:
PRECE INICIAL
1.
INTRODUÇÃO : 5
minutos
Revisão da última aula – Suicídio Parte 2
2. DESENVOLVIMENTO – 20 min
3.
Entregar 3 tiras de papel em branco. Escrever no
quadro o que eles deverão escrever :
Na primeira tira- Os bens materiais que desejam Ter.
Na segunda tira - Colocar suas qualidades.
Na terceira tira – Colocar seus defeitos.
Pedir que segurem os seus papéis.
Falar sobre a Revolução
Industrial – O importante é Ter a qualquer custo. Trabalho Infantil, excesso de
horas de trabalho e poucos direitos.
Consumismo atual. Onde
termina o Ter por necessidade e começa o Ter supérfluo?
3. ATIVIDADE
20 min
Montagem – O Boneco ( Anexo 1 )
Colocar música de fundo enquanto trabalham.
4. CULMINÂNCIA – 15
Após apresentação do boneco e das respostas das perguntas, encerrar
explicando que assim como na montagem do boneco, nós podemos mudar o mundo nos
modificando para melhor.
Pedir que eles analisem o que escreveram no início da aula e ressaltar
que não é errado Ter coisas, desde que esse Ter não sobreponha e sufoque o
Ser ( Ser melhor a cada dia ).
MATERIAL : Cd Arilson, Toca cd's , lápis
preto , borrachas, tesouras, canetas , hidrocor, Lápis de cor.
BIBLIOGRAFIA: E.S.E –
Desprendimento dos Bens Terrenos
ANEXO
O boneco
Dividir os participantes em seis subgrupos. Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés.
Cada grupo desenhará uma
parte do corpo e terá duas perguntas para responder. As respostas devem ser
registradas nos cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham
uma visão geral da dinâmica, é importante que se leiam todas as perguntas antes
de iniciar o trabalho.
a) Cabeça: Qual a
realidade do mundo que vemos? O que escutamos da sociedade sobre o
comportamento das pessoas ?
b) Tronco: O que
sentimos sobre as atitudes ruins e boas das pessoas? O que sentimos sobre o
papel de cada um para melhorar o mundo ?
c) Braços: Até
onde podemos alcançar com nossa ação? Com quem (pessoas, entidades etc.)
podemos andar de “braços dados” para nos melhorarmos ?
d) Mãos: Quais os
compromissos que podemos firmar enquanto grupo na luta pela melhoria da
sociedade ? Quais as ferramentas que temos disponíveis para divulgar nossas
idéias?
e) Pernas: Que
caminhos queremos tomar no desenvolvimento de ações para um mundo melhor ? Qual
o suporte (pessoas, materiais, finanças etc.) que temos para desenvolver uma
ação?
f) Pés: Que
ações podemos realizar envolvendo a casa Espírita Maria de Nazaré ? Que
resultado desejamos com nossa ação ?
Fonte: Extraída da cartilha “Semana do Estudante - Há que se cuidar da vida”, 2007. PJE-PJB.Dinâmica publicada junto ao artigo "Semana do Estudante e da participação juvenil" na edição nº 379, jornal Mundo Jovem, agosto de 2007, página 3.
Adaptado para trabalho na Juventude Espírita, por: Josiane
Barbosa
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