terça-feira, 12 de janeiro de 2016

JUVENTUDE - DESPRENDIMENTO DOS BENS TERRENOS

CASA ESPIRITA MARIA DE NAZARÉ
JUVENTUDE ESPIRITA MARIA DE NAZARE - JEMN

EVANGELIZADOR : Josi  Barbosa                              AUXILIAR: Dani Arruda   
CICLO: 13 a 15 anos                                                       DATA:  11 de Julho de 2010

TEMA: DESPRENDIMENTO DOS BENS TERRENOS

OBJETIVO : Valorizar mais o Ser do que o Ter no dia a dia.

ROTEIRO:

PRECE INICIAL

1.      INTRODUÇÃO : 5 minutos

Revisão da última aula – Suicídio Parte 2

2.      DESENVOLVIMENTO –  20 min
3.       
Entregar 3 tiras de papel em branco. Escrever no quadro o que eles deverão escrever :
Na primeira tira- Os bens materiais que desejam Ter.
Na segunda tira - Colocar suas qualidades.
Na terceira tira – Colocar seus defeitos.
Pedir que segurem os seus papéis.    
Falar sobre a Revolução Industrial – O importante é Ter a qualquer custo. Trabalho Infantil, excesso de horas de trabalho e poucos direitos.
Consumismo atual. Onde termina o Ter por necessidade e começa o Ter supérfluo?
3. ATIVIDADE  20 min
Montagem – O Boneco ( Anexo 1 )
Colocar música de fundo enquanto trabalham.
4. CULMINÂNCIA – 15
Após apresentação do boneco e das respostas das perguntas, encerrar explicando que assim como na montagem do boneco, nós podemos mudar o mundo nos modificando para melhor.
Pedir que eles analisem o que escreveram no início da aula e ressaltar que não é errado Ter coisas, desde que esse Ter não sobreponha e sufoque o Ser  ( Ser melhor a cada dia ).

MATERIAL :  Cd Arilson, Toca cd's , lápis preto , borrachas, tesouras, canetas , hidrocor, Lápis de cor.

BIBLIOGRAFIA: E.S.E – Desprendimento dos Bens Terrenos
ANEXO
O boneco

     Dividir os participantes em seis subgrupos. Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés.
     Cada grupo desenhará uma parte do corpo e terá duas perguntas para responder. As respostas devem ser registradas nos cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham uma visão geral da dinâmica, é importante que se leiam todas as perguntas antes de iniciar o trabalho.
a)     Cabeça: Qual a realidade do mundo que vemos? O que escutamos da sociedade sobre o comportamento das pessoas ?
b)     Tronco: O que sentimos sobre as atitudes ruins e boas das pessoas? O que sentimos sobre o papel de cada um para melhorar o mundo ?
c)     Braços: Até onde podemos alcançar com nossa ação? Com quem (pessoas, entidades etc.) podemos andar de “braços dados” para nos melhorarmos  ?
d)     Mãos: Quais os compromissos que podemos firmar enquanto grupo na luta pela melhoria da sociedade ? Quais as ferramentas que temos disponíveis para divulgar nossas idéias?
e)     Pernas: Que caminhos queremos tomar no desenvolvimento de ações para um mundo melhor ? Qual o suporte (pessoas, materiais, finanças etc.) que temos para desenvolver uma ação?
f)      Pés: Que ações podemos realizar envolvendo a casa Espírita Maria de Nazaré ? Que resultado desejamos com nossa ação ?

Fonte: Extraída da cartilha “Semana do Estudante - Há que se cuidar da vida”, 2007. PJE-PJB.Dinâmica publicada junto ao artigo "Semana do Estudante e da participação juvenil" na edição nº 379, jornal Mundo Jovem, agosto de 2007, página 3.
Adaptado para trabalho na Juventude Espírita, por: Josiane Barbosa



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