quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

AULA O LIVRO DOS ESPÍRITOS - 9 +

EVANGELIZADOR:                                                   AUXILIAR:       
CICLO: 9 +                                                                   DATA:  07/09/10

TEMA: O Livro dos Espíritos – Roteiro para a Educação do Ser.

OBJETIVO:  Destacar a importância do Livro dos Espíritos para a educação do Ser e como é um importante manual para o mundo em que vivemos.

ROTEIRO:

1.  PRECE INICIAL

2. INTRODUÇÃO  

Dinâmica das Frases- Trechos de O Livro dos Espíritos ( Anexo 1 )

3. DESENVOLVIMENTO
Vídeo desenho animado Kardequinho – Meu primeiro livro espírita


Falar sobre a importância da data do dia 18 de abril para a Doutrina Espírita:
Explicar que a obra O Livro dos Espíritos é constituída de quatro livros, e estes divididos em capítulos, e os capítulos em questões com perguntas e respostas. Distribuir vários exemplares para que os evangelizandos se familiarizem com o livro, identificando os temas de cada parte.(Anexo 2 )
4. ATIVIDADE
Montando O Livro dos Espíritos ( Anexo 3 )
5. CULMINÂNCIA
Montagem do Livro dos Espíritos pelas crianças.
6. PRECE FINAL
MATERIAL : Ofício, Lápis, hidrocor.

ANEXOS : Dinâmica , Resumos das divisões de  O LE,

BIBLIOGRAFIA:  O Livro dos Espíritos
ANEXO 1
Colocar em cima da mesa várias frases (em número maior que o número de evangelizandos) e pedir para que cada evangelizando escolha uma das frases. Em seguida eles devem ler a frase que escolheram, pois no momento posterior terão a oportunidade de trocarem as frases que escolheram por outra frase que ficou na mesa ou com uma frase escolhida por um colega (mas não podem ler previamente a frases do colega ou da mesa). Pedir, então, que pensem se desejam trocar a frase, realizando a troca, se assim desejarem.

ANEXO 2
No dia 18 de abril do ano de 1857, foi lançada a primeira edição de O Livro dos Espíritos, “contendo os princípios da Doutrina Espírita” sobre a existência de Deus, imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade, segundo o ensinamento dado pelos Espíritos Superiores, com o auxilio de diversos médiuns, sendo coordenada e codificada por Allan Kardec. O Livro dos Espíritos contém 1019 questões.
RESUMO SOBRE A ESTRUTURA DIDÁTICA DE “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”.

“Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exatamente da mesma forma que as ciências positivas, aplicando o método experimental. Fatos novos se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis conhecidas; ele os observa, compara, analisa e, remontando dos efeitos às causas, chega à lei que os rege; depois, deduz-lhes as conseqüências e busca as aplicações úteis.” (ALLAN KARDEC, A Gênese, cap. I , item 14)

Meio didático de apresentação (forma utilizada para a apresentação de uma Ciência):

1- Escolha do Objeto de Estudo - Parte 1ª: Das Causas Primárias – A Gênese (1868)

2- Análise do Objeto de Estudo - Parte 2ª: Do Mundo Espírita ou Mundo dos Espíritos - O Livro dos Médiuns (1861)

3- Formulação das Leis -Parte 3ª : Das Leis Morais - O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)

4- Dedução das Conseqüências (Parte 4ª: Das Esperanças e Consolações) - O Céu e o Inferno (1865)


Parte Primeira: Das Causas Primárias Questões 01 à 75 (A Gênese - 1868)

Cap. I - De Deus Questões 01 à 16

Cap. II - Dos Elementos Gerais do Universo (espírito e matéria) Questões 17 à 36

Cap. III - Da Criação Questões 37 à 59

Cap. IV - Do Princípio Vital Questões 60 à 75


Parte Segunda: Do Mundo Espírita ou Mundo dos Espíritos Questões 76 à 613 (O Livro dos Médiuns -1861)

Cap. I- Dos Espíritos Questões 76 à 131

Cap. II- Da encarnação dos Espíritos Questões 132 à 148 (1º - passagem do mundo espiritual para o mundo corporal)

Cap.III- Da volta do Espírito, extinta a vida corpórea, à vida espiritual Questões 149 à 165 (2º - passagem do mundo corporal para o espiritual)

Cap. IV- Da pluralidade das existências Questões 166 à 221

Cap.V- Considerações sobre a pluralidade das existências Questão 222

Cap. VI- Da vida espírita (3º- vivendo no mundo espiritual) Questões 223 à 329

Cap. VII- Da volta do Espírito à vida corporal (4º - Vivendo no mundo corporal) Questões 330 à 399

Cap.VIII- Da emancipação da alma Questões 400 à 455 (5º- estando no mundo corporal e interagindo no mundo espiritual)

Cap. IX- Da intervenção dos Espíritos no mundo corporal Questões 456 à 557 (6º - estando no mundo espiritual e interagindo no mundo corporal)

Cap. X- Das ocupações e missões dos Espíritos Questões 558 à 584

Cap. XI- Dos três reinos Questões 585 à 613 (espírito com “e” minúsculo)


Parte Terceira: Das Leis Morais Questões 614 à 919 (O Evangelho Segundo o Espiritismo - 1864)

1 - O que é Lei? Cap. I - Da Lei Divina ou Natural Questões 614 à 648

2 - Quais são as Leis? Estabelecem todos os deveres do homem (Cap. II ao XI):

- Para com Deus Questões 649 à 685 (Leis de Adoração e do Trabalho);

- Para consigo mesmo Questões 686 à 765 (Leis Reprodução, Conservação e Destruição );

- Para com o próximo Questões 766 à 872 (Leis de Sociedade, Progresso, Igualdade e Liberdade);

- Resumo de todas as Leis: Lei de Justiça, Amor e Caridade Questões 873 a 892.

3- Como praticar as Leis? Cap. XII- Da perfeição moral Questões 893 a 919.

Parte Quarta: Das Esperanças e Consolações Questões 920 à 1019 (O Céu e o Inferno - 1865)

Vamos encontrar o Espírito vivendo em dois mundos:

Corporal: 1º - Cap. I - Das Penas e Gozos Terrenos Questões 920 à 957.

Espiritual: 2º- Cap. II- Das Penas e Gozos Futuros Questões 958 à 1019.
Resumo apresentação PPT do seminário “Sobre a estrutura didática de “O livro dos Espíritos” – Cosme Massi. Disponível em: www.feparana.com.br, no Link subsídios para palestras.
ANEXO 3

Dividir uma folha de oficio em quatro partes, dar uma das partes para cada evangelizando e solicitar que criem uma capa sugestiva para O Livro dos Espíritos.

Entregar o resumo do que contém em O Livro dos Espíritos pedindo que recortem e montem, junto com a capa que criaram, formando um exemplar de O Livro dos Espíritos. O evangelizador pode, após a montagem, fazer uma leitura comentada do material, se achar interessante e houver tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, assim podemos aperfeiçoar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.