quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

AULA JUSTIÇA DIVINA - 9 - 10

EVANGELIZADOR :                                                   AUXILIAR:      
CICLO:  09 e 10                                                             DATA:  08.09.2010
TEMA: JUSTIÇA DIVINA
OBJETIVO : Mostrar ao evangelizando como funciona a Justiça Divina segue a  Lei de Causa e Efeito, sendo portanto cada um responsável pelas penas e gozos pelos quais passa.

ROTEIRO :
1.PRECE INICIAL

2.INTRODUÇÃO -  15 min.
Dinâmica Causa e Efeito – Guiado pelo Apito ( Anexo 1 )

3.DESENVOLVIMENTO –  20 min
Mostrar algumas imagens de revistas ou jornais de notícias trágicas ( rapidamente para não causar mal estar ). Fazer apenas uma pergunta inicialmente : Por que há tanto sofrimento no mundo ?
Narrar história “Tempo de Resgate” ( Anexo 3 ).
Estimular a discussão com perguntas sobre a história narrada e as imagens apresentadas no início ( Anexo 4 )
Texto Enigmático – Individual ( Anexo 2 )
4.ATIVIDADE – 20 min.
Transformando coisas através da ação conjunta ( Anexo 5 )
5.CULMINÂNCIA – 5 min
Apresentação dos trabalhos no varal. Mostrar que o que pensamos que é ruim ( o que iria para o lixo), pode servir como aprendizado e ser transformado em algo bom ( o trabalho do grupo ). Fazer correlação com as coisas ruins que passamos na vida e que ajudam no nosso crescimento.
PRECE FINAL
MATERIAL : Ofício, Lápis, hidrocor, 2 apitos, vendas para olhos.
ANEXOS : Dinâmica, História , Texto enigmático, Perguntas , Atividade criativa.
BIBLIOGRAFIA: Livro O Céu e O Inferno – Cap. VII  

 ANEXO 1
Dinâmica
GUIADO PELO APITO

 Dois a quatro participantes, com os olhos vendados, fic am distantes um do outro dentro do círculo.

 Todos devem estar de mãos dadas. O educador entrega um apito a dois jogadores situados em

pontos opostos do círculo. Ao sinal, cada um destes apitará três vezes, com certo intervalo. Os que  estão no centro, guiados pelo som, tentarão alcançar os colegas que apitaram. Acertando, trocam-se os papéis e o jogo prossegue.

OBJETIVO: Mostrar que na vida sempre somos guiados intuídos a seguir algum caminho. Temos que seguir o caminho que nos fará evoluir, mesmo que muitas vezes esse caminho seja difícil. Na dinâmica tinhamos o som para nos guiar, mas não tinhamos a visão, mas o fato de já ter o recurso da audição já ajudou.
Quanto a quem estava apitando mostra que todas as nossas atitudes provocam um efeito. Todos os nossos atos devem ser analisados no dia a dia , pois eles podem ajudar ou prejudicar alguém como também prejudicar ou ajudar a nós mesmos. Explicar que a Justiça Divina funciona respeitando a Lei de Causa e Efeito, mostrando que Deus não castiga e que todo nosso sofrimento é provocado por nós mesmos.



ANEXO 3

TEMPO DE RESGATE

 D. Genoveva era poderosa fazendeira e senhora de m uitos escravos no início do século XIX.

Certa tarde, porque desaparecera um a de suas jóias de estim ação, reuniu os escravos que trabalhavam
 no interior da casa grande e ordenou com voz aterradora:

– Se o ladrão não for descoberto até a noite, todos vocês serão duram ente castigados.

Todos conheciam a im piedade da poderosa senhora. Ninguém escapava dos seus acessos de raiva, nem
 os velhos, nem as crianças.

Apavorados, retiraram -se. Cochicharam entre si. Rem em oraram fatos à procura de algum indício.

Poucos m eses antes desse fato, havia sido com prada um a escrava, ainda jovem , para os serviços da
 cozinha. Quase não falava com ninguém porque tinha um filho pequenino, com quem se ocupava nos pouquíssimos momentos de descanso. Alguns escravos estranhavam a sua m aneira de ser, tão silenciosa
 e afastada de todos, em bora fosse indelicada.

Naquela tarde de aflição, três escravos procuraram D. Genoveva denunciando a jovem escrava com o a
 mais provável autora do furto.

  D. Genoveva c hamou o c apataz e ordenou que lhe trouxesse a c ozinheira. Ac usou- a severamente. A jovem defendeu- se com humildade. Suplic ou piedade; mas nada valeu diante da sentença da rica senhora: cem
 chicotadas até que revelasse onde escondeu a jóia.

O capataz cumpriu a ordem recebida. A cada chicotada, a escrava instintivamente recuava.

Em certo momento tropeçou numa grande pedra, desequilibrou- se e caiu nas águas de caudaloso rio que
 atravessava a fazenda e onde eram habitualmente jogados os escravos que morriam. Em pouco tempo,
desapareceu o corpo da infeliz, ficando impune, diante dos homens, mais este crime da escravidão.

* * *

Entretanto, para a Divina Justiç a nada passa em vão.

Um dia D. Genoveva desenc arnou e sofreu terrivelmente os remorsos da c onsc iênc ia. Via- se deformada, medonha...

Dia após dia, ano após ano...

Cansada de tanto sofrer, suplicou a Deus o esqueciment o de seus atos do passado. E foi encaminhada para a nova encarnação.

Nasceu novamente, não mais na condição de pessoa poderosa e rica, mas em família humilde do nosso interior.

Seus pais morreram quando c rianç a e Rebec a - essa era o seu novo nome - foi c onduzida a uma c asa de família
 onde, desde a adolescência, fazia os serviços domésticos. Mais tarde casou- se e recebeu no lar três filhinhos.

Certa noit e, depois de retornar a sua casa, desabou violento temporal. As águas dos rios transbordaram invadindo muitas casas da região.

Rebeca e a família tentaram sair mas era impossível. Na sua aflição de mãe, desejando salvar os filhos, Rebeca
 tentou alcançar um pequeno bote guardado em local próximo.

Repentinamente uma correnteza arrastou- a para longe e Rebeca, perdendo as forças, desapareceu na torrente de água e lama.

Havia chegado o tempo de resgate do crime cometido, quando Rebeca ainda era a poderosa Sinhá Genoveva.

(apostila Lar Fabiano de Cristo)

ANEXO 4

AT IVIDADE REFLEXIVA

 Perguntar:

 – Por que há tanto sofrimento no mundo?

 Estimular o grupo a opinar, através de perguntas, c omo por exemplo:

 – Se aceitarmos esses fatos como verdadeiros, o sofrimento de Rebeca foi injusto?

– Segundo a Lei de Ação e Reação, os que fizeram sofrer passam por situações semelhantes às que produziram o sofrimento. Isto acontece por castigo de Deus ou porque Deus nos ama e deseja que despertemos o amor ao próximo?

 – Quando sofremos, temos maior compreensão pelas dores dos outros?

 Ressaltar que Deus não nos castiga, mas possibilita que passemos por experiências que vão
 despertar nosso respeito pelo próximo, compreendendo seus direitos, seus sentimentos etc .


 ANEXO 5

Dividar a turma em grupos, entregar uma cartolina para cada grupo.
Colocar à disposição dos evangelizandos materias que normalmente iriam para o lixo ou que são pouco utilizados: caixa de fósforos, garrafas pets, embalagens de iogurte, maionese, etc, palitos de picolé , e qualquer outro que esteja disponível.
Eles deverão usar a criatividade e através da ação conjunta formarem algo na cartolina ( utilizando o material ) que transmita uma mensagem de bondade e paz a todas as pessoas.
O objetivo é trabalhar Causa e Efeito.
ANEXO  – TEXTO ENIGMÁTICO

Causa e Efeito - Este é um TEXTO ENIGMÁTICO. Tente descobrir a mensagem substituindo os números pelas palavras correspondentes.

9– responsável; 6– desagradáveis; 2– boas; 7– virtude; 3- más; 12– fez;
5-imperfeição; 8– alegria; 1- conseqüência; 11– volta; 4- praticado; 10– atitudes.

LEI DE CAUSA E EFEITO

Todas       as    nossas     ações      acarretam       _________________________(1),               que

serão___________(2) ou ___________ (3) conforme o ato __________________________ (4).

Não há uma única ___________ (5) da alma que não traga ___________ (6) e inevitáveis

conseqüências; e não há uma só ___________________ (7) que não seja fonte de ___________(8), e  de recompensa.

Cada pessoa é __________________________ (9) por suas ___________ (10), e colhe as conseqüências do que fizer.

E tudo o que fizermos de bom ou ruim ___________ (11) para quem ___________(12).

Por isso, Jesus aconselhou a não fazer aos outros, aquilo que não gostaríamos que os outros nos fizessem.
…..........................................................................................................................................................
Causa e Efeito - Este é um TEXTO ENIGMÁTICO. Tente descobrir a mensagem substituindo os números pelas palavras correspondentes.

9– responsável; 6– desagradáveis; 2– boas; 7– virtude; 3- más; 12– fez;
5-imperfeição; 8– alegria; 1- conseqüência; 11– volta; 4- praticado; 10– atitudes.

LEI DE CAUSA E EFEITO

Todas       as    nossas     ações      acarretam       _________________________(1),               que

serão___________(2) ou ___________ (3) conforme o ato __________________________ (4).

Não há uma única ___________ (5) da alma que não traga ___________ (6) e inevitáveis

conseqüências; e não há uma só ___________________ (7) que não seja fonte de ___________(8), e  de recompensa.

Cada pessoa é __________________________ (9) por suas ___________ (10), e colhe as conseqüências do que fizer.

E tudo o que fizermos de bom ou ruim ___________ (11) para quem ___________(12).
Por isso, Jesus aconselhou a não fazer aos outros, aquilo que não gostaríamos que os outros nos fizessem.

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