13ª SEMANINHA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA
EVANGELIZADOR: AUXILIAR:
CICLO: 7 e 8 anos DATA: 10- 09-2010
TEMA: CONFLITOS EXISTENCIAIS
EVANGELIZADOR: AUXILIAR:
CICLO: 7 e 8 anos DATA: 10- 09-2010
TEMA: CONFLITOS EXISTENCIAIS
OBJETIVO:
A
criança deverá compreender a importância de cultivar os bons sentimentos,
praticar boas atitudes e assim superar os defeitos morais que possui.
ROTEIRO:
1. PRECE INICIAL
ROTEIRO:
1. PRECE INICIAL
2.
INTRODUÇÃO
Montagem de Quebra-cabeça ( Anexo 1 )
3.
DESENVOLVIMENTO
Depois de montado o quebra cabeça, perguntar o que eles
entenderam da historinhas.
Incitar a discussão perguntando: O que teria acontecido se
Horácio não tivesse parado a discussão entre seus dois amigos ? Você costumam
discutir assim ? O que devemos fazer para controlar nossas ações ruins ?
Contar a história Ser diferente ( Anexo 2 )
4.
ATIVIDADE
Coração dos Bons Sentimentos ( Anexo 3 )
5. CUMINANCIA
Jogar o jogo "Bingo dos Sentimentos" (utilizando
apenas sentimentos positivos). Ver instruções para fazer o jogo na aula “Bingão”. É importante também a leitura de
"algumas observações
importantes". Ver sugestões de sentimentos positivos e modelo cartela
em anexos
importantes". Ver sugestões de sentimentos positivos e modelo cartela
em anexos
6. PRECE FINAL
MATERIAL: Cartolina, Colas
ANEXOS: História ser diferente , Sentimentos para Atividade, Quebra-cabeça
BIBLIOGRAFIA: O Livro dos Espíritos – Livro III – Cap. XII – Perfeição Moral
ANEXO 2
Ser diferente
Zezé, o elefante, estava triste. Ele se achava gordo e desajeitado. Na verdade, queria ser como Filó, a girafa. Porém, ao contar para a amiga girafa seu sonho de ser alto e elegante como ela, descobriu que Filó se achava alta demais, e não gostava de seu pescoço. Ela contou, então que desejava ser como Lico, o veado, ágil, veloz e com a altura certa.
Conversando com Lico, descobriram que ele se considerava frágil demais e, em seus sonhos, via-se forte como Ian, o leão.
Superando o medo que sentiam de Ian, foram procurá-lo, para perguntar como era ser forte, ser o rei da floresta. Mas encontraram Ian triste e solitário. O leão possuía poucos amigos, pois tinha fama
de ser furioso, e todos tinham medo de se tornar seu jantar.
Como não conseguiram concluir quem era o melhor bicho,resolveram fazer um concurso para eleger o mais belo da floresta, o animal ideal. E foram procurar Zilá, a coruja, para juntos estabelecerem as regras do campeonato.
Zilá era uma estudiosa do comportamento animal, que surpreendeu a todos quando disse:
- Que importa ser o mais belo, o animal ideal? Deus criou cada animal de um jeito especial, com características próprias. E aí está a beleza da criação. Já pensaram se só existissem leões ou
borboletas?
Zilá também explicou que cada animal tem virtudes próprias, e que o importante é cada um aceitar-se como é, valorizando o que tem de bom e se esforçando para se tornar alguém cada vez melhor,
desenvolvendo qualidades como amor, perdão, respeito, amizade.
Zezé, Filó, Lico e Ian pensaram muito no que disse Zilá. E não realizaram o concurso.
A partir dessa conversa, Zezé parou de reclamar de seu peso e iniciou um programa de exercícios; Filó aceitou-se como era, alta e magra e deixou de ser fofoqueira; Lico tornou-se mais alegre e
satisfeito com a vida e Ian tem se esforçado para ser mais calmo e simpático e fazer novos amigos. Assim, todos colaboram para que a floresta se torne um lugar melhor para se viver.
Assim, o leão deveria fazer novos amigos, a girafa aprender a não falar mal dos outros, o veado a ser
mais alegre e se aceitar como era.
Qual é o animal mais belo? Cada animal tem a sua beleza e importância, juntos compõe a natureza que é perfeita e foi criada por Deus.
E nós? Nós aceitamos como somos? Ou agimos como os animais da história? Não esperar respostas, pedir que eles reflitam.
É importante na vida de uma pessoa as atitudes boas que pratica e os sentimentos positivos que desenvolve (como amor, respeito, amizade) e o esforço que faz para superar os defeitos morais
que possui (fofoca, mentira, preguiça).
Devemos sempre nos comparar a nós mesmos (como éramos há algum tempo) e nunca nos compararmos aos outros, pois cada um tem sua caminhada.
Zezé, o elefante, estava triste. Ele se achava gordo e desajeitado. Na verdade, queria ser como Filó, a girafa. Porém, ao contar para a amiga girafa seu sonho de ser alto e elegante como ela, descobriu que Filó se achava alta demais, e não gostava de seu pescoço. Ela contou, então que desejava ser como Lico, o veado, ágil, veloz e com a altura certa.
Conversando com Lico, descobriram que ele se considerava frágil demais e, em seus sonhos, via-se forte como Ian, o leão.
Superando o medo que sentiam de Ian, foram procurá-lo, para perguntar como era ser forte, ser o rei da floresta. Mas encontraram Ian triste e solitário. O leão possuía poucos amigos, pois tinha fama
de ser furioso, e todos tinham medo de se tornar seu jantar.
Como não conseguiram concluir quem era o melhor bicho,resolveram fazer um concurso para eleger o mais belo da floresta, o animal ideal. E foram procurar Zilá, a coruja, para juntos estabelecerem as regras do campeonato.
Zilá era uma estudiosa do comportamento animal, que surpreendeu a todos quando disse:
- Que importa ser o mais belo, o animal ideal? Deus criou cada animal de um jeito especial, com características próprias. E aí está a beleza da criação. Já pensaram se só existissem leões ou
borboletas?
Zilá também explicou que cada animal tem virtudes próprias, e que o importante é cada um aceitar-se como é, valorizando o que tem de bom e se esforçando para se tornar alguém cada vez melhor,
desenvolvendo qualidades como amor, perdão, respeito, amizade.
Zezé, Filó, Lico e Ian pensaram muito no que disse Zilá. E não realizaram o concurso.
A partir dessa conversa, Zezé parou de reclamar de seu peso e iniciou um programa de exercícios; Filó aceitou-se como era, alta e magra e deixou de ser fofoqueira; Lico tornou-se mais alegre e
satisfeito com a vida e Ian tem se esforçado para ser mais calmo e simpático e fazer novos amigos. Assim, todos colaboram para que a floresta se torne um lugar melhor para se viver.
Assim, o leão deveria fazer novos amigos, a girafa aprender a não falar mal dos outros, o veado a ser
mais alegre e se aceitar como era.
Qual é o animal mais belo? Cada animal tem a sua beleza e importância, juntos compõe a natureza que é perfeita e foi criada por Deus.
E nós? Nós aceitamos como somos? Ou agimos como os animais da história? Não esperar respostas, pedir que eles reflitam.
É importante na vida de uma pessoa as atitudes boas que pratica e os sentimentos positivos que desenvolve (como amor, respeito, amizade) e o esforço que faz para superar os defeitos morais
que possui (fofoca, mentira, preguiça).
Devemos sempre nos comparar a nós mesmos (como éramos há algum tempo) e nunca nos compararmos aos outros, pois cada um tem sua caminhada.
ANEXO 3
Distribuir
quadradinhos de papéis onde estão escritos vários sentimentos (positivos e
negativos).
SENTIMENTOS
POSITIVOS
Sugestões: perdão,
paciência, harmonia, confiança, estudo,bondade, gratidão, alegria, bom humor,
sensibilidade, desapego,educação, lealdade, entusiasmo, doçura,
paz,carinho,responsabilidade, fé, humildade, simplicidade, cooperação,
prece,trabalho, respeito, calma, coragem, sinceridade, justiça,
amor,honestidade, raiva, tristeza, injustiça, ódio, mau-humor,
mentira,preguiça, briga, desconfiança, falsidade, guerra, orgulho,
egoísmo,maldade, pessimismo.
Colar no quadro um grande coração desenhado (desenhe a lápis em uma cartolina, pois depois o coração será desenhado com os sentimentos). Explicar aos evangelizandos que o desenho representa o coração de cada um. Solicitar que eles separem os sentimentos bons dos ruins, entre os papeizinhos que receberam. Cada criança deverá entregar o seu "sentimento positivo" para a evangelizadora que irá colando no cartaz, formando um coração. Todos os sentimentos devem ser
utilizados. Os que sobrarem devem ser colados dentro do coração. Na medida em que forem sendo entregues os sentimentos, o evangelizador pode comentar algo sobre ele, exemplificando com uma atitude que demonstre aquele sentimento.
Obs.: depois de concluída a atividade, o cartaz poderá ser sorteado entre as crianças ou colado no Centro Espírita, com uma frase e o Ciclo responsável pela atividade.
Explicar que devemos cultivar estes sentimentos em nosso coração e vivenciá-los através de nossas atitudes. Perguntar onde devemos guardar (ou colocar) os sentimento ruins (os papéis que sobraram). No lixo, deve ser a resposta das crianças. Pedir que cada evangelizando coloque no lixo "os sentimentos negativos" (os papeizinhos que restaram).
Colar no quadro um grande coração desenhado (desenhe a lápis em uma cartolina, pois depois o coração será desenhado com os sentimentos). Explicar aos evangelizandos que o desenho representa o coração de cada um. Solicitar que eles separem os sentimentos bons dos ruins, entre os papeizinhos que receberam. Cada criança deverá entregar o seu "sentimento positivo" para a evangelizadora que irá colando no cartaz, formando um coração. Todos os sentimentos devem ser
utilizados. Os que sobrarem devem ser colados dentro do coração. Na medida em que forem sendo entregues os sentimentos, o evangelizador pode comentar algo sobre ele, exemplificando com uma atitude que demonstre aquele sentimento.
Obs.: depois de concluída a atividade, o cartaz poderá ser sorteado entre as crianças ou colado no Centro Espírita, com uma frase e o Ciclo responsável pela atividade.
Explicar que devemos cultivar estes sentimentos em nosso coração e vivenciá-los através de nossas atitudes. Perguntar onde devemos guardar (ou colocar) os sentimento ruins (os papéis que sobraram). No lixo, deve ser a resposta das crianças. Pedir que cada evangelizando coloque no lixo "os sentimentos negativos" (os papeizinhos que restaram).
ANEXO
BINGO - Modelo 01 de
cartela
01
CONFIANÇA
|
VERDADE
|
RESPONSABILIDADE
|
CARINHO
|
SENSIBILIDADE
|
ALEGRIA
|
02
AMOR
|
CARIDADE
|
ENTUSIASMO
|
PAZ
|
PACIÊNCIA
|
CORAGEM
|
03
CARINHO
|
HARMONIA
|
SINCERIDADE
|
CALMA
|
SENSIBILIDADE
|
ALEGRIA
|
04
PERDÃO
|
RESPEITO
|
FÉ
|
EDUCAÇÃO
|
LEALDADE
|
CALMA
|
05
RESPEITO
|
GENEROSIDADE
|
GRATIDÃO
|
FÉ
|
AMOR
|
LEALDADE
|
06
BOM-HUMOR
|
PAZ
|
VERDADE
|
LEALDADE
|
PERDÃO
|
JUSTIÇA
|
07
ESTUDO
|
PACIÊNCIA
|
PRECE
|
DOÇURA
|
CARIDADE
|
CARINHO
|
08
AMIZADE
|
PRECE
|
BONDADE
|
ESTUDO
|
HONESTIDADE
|
TRABALHO
|
09
HONESTIDADE
|
HARMONIA
|
HUMILDADE
|
EDUCAÇÃO
|
RESPONSABILIDADE
|
CONFIANÇA
|
10
PERDÃO
|
DESAPEGO
|
COOPERAÇÃO
|
RESPONSABILIDADE
|
BOM-HUMOR
|
BONDADE
|
11
FÉ
|
ALEGRIA
|
ESTUDO
|
CORAGEM
|
AMOR
|
DESAPEGO
|
12
DESAPEGO
|
CARINHO
|
PERDÃO
|
HERMONIA
|
TERNURA
|
SENSIBILIDADE
|
13
PRECE
|
DOÇURA
|
GENEROSIDADE
|
FÉ
|
BOM-HUMOR
|
TRABALHO
|
14
FÉ
|
DESAPEGO
|
ENTUSIASMO
|
CALMA
|
GENEROSIDADE
|
BOM-HUMOR
|
15
CARIDADE
|
HUMILDADE
|
SIMPLICIDADE
|
CONFIANÇA
|
DOÇURA
|
TRABALHO
|
16
BONDADE
|
PAZ
|
AMOR
|
PACIÊNCIA
|
HUMILDADE
|
AMIZADE
|
17
ALEGRIA
|
HUMILDADE
|
PRECE
|
PERDÃO
|
EDUCAÇÃO
|
COOPERAÇÃO
|
18
PACIÊNCIA
|
JUSTIÇA
|
VERDADE
|
GRATIDÃO
|
ENTUSIASMO
|
PRECE
|
19
HONESTIDADE
|
COOPERAÇÃO
|
EDUCAÇÃO
|
SINCERIDADE
|
ALEGRIA
|
ESTUDO
|
20
FÉ
|
GRATIDÃO
|
AMIZADE
|
ALEGRIA
|
HARMONIA
|
SIMPLICIDADE
|
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