segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

AULA: CONFLITOS EXISTENCIAIS - 7 + 8

13ª SEMANINHA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA

EVANGELIZADOR:                                                        AUXILIAR:
CICLO:
7 e 8 anos                                                             DATA: 10- 09-2010

TEMA: CONFLITOS EXISTENCIAIS
 
OBJETIVO: A criança deverá compreender a importância de cultivar os bons sentimentos, praticar boas atitudes e assim superar os defeitos morais que possui.

ROTEIRO:

1. PRECE INICIAL

2. INTRODUÇÃO

Montagem de Quebra-cabeça ( Anexo 1 )

3. DESENVOLVIMENTO

Depois de montado o quebra cabeça, perguntar o que eles entenderam da historinhas.
Incitar a discussão perguntando: O que teria acontecido se Horácio não tivesse parado a discussão entre seus dois amigos ? Você costumam discutir assim ? O que devemos fazer para controlar nossas ações ruins ?

Contar a história Ser diferente ( Anexo 2 )

4. ATIVIDADE

Coração dos Bons Sentimentos ( Anexo 3 )

 5. CUMINANCIA
Jogar o jogo "Bingo dos Sentimentos" (utilizando apenas sentimentos positivos). Ver instruções para fazer o jogo na aula  “Bingão”. É importante também a leitura de "algumas observações
importantes". Ver sugestões de sentimentos positivos e modelo cartela
em anexos

6. PRECE FINAL

MATERIAL: Cartolina, Colas

ANEXOS: História ser diferente , Sentimentos para Atividade, Quebra-cabeça

BIBLIOGRAFIA: O Livro dos Espíritos – Livro III – Cap. XII – Perfeição Moral




ANEXO 2

Ser diferente

Zezé, o elefante, estava triste. Ele se achava gordo e desajeitado. Na verdade, queria ser como Filó, a girafa. Porém, ao contar para a amiga girafa seu sonho de ser alto e elegante como ela, descobriu que Filó se achava alta demais, e não gostava de seu pescoço. Ela contou, então que desejava ser como Lico, o veado, ágil, veloz e com a altura certa.
 Conversando com Lico, descobriram que ele se considerava frágil demais e, em seus sonhos, via-se forte como Ian, o leão.

Superando o medo que sentiam de Ian, foram procurá-lo, para perguntar como era ser forte, ser o rei da floresta. Mas encontraram Ian triste e solitário. O leão possuía poucos amigos, pois tinha fama
de ser furioso, e todos tinham medo de se tornar seu jantar.

Como não conseguiram concluir quem era o melhor bicho,resolveram fazer um concurso para eleger o mais belo da floresta, o animal ideal. E foram procurar Zilá, a coruja, para juntos estabelecerem as regras do campeonato.

Zilá era uma estudiosa do comportamento animal, que surpreendeu a todos quando disse:

- Que importa ser o mais belo, o animal ideal? Deus criou cada animal de um jeito especial, com características próprias. E aí está a beleza da criação. Já pensaram se só existissem leões ou
borboletas?

Zilá também explicou que cada animal tem virtudes próprias, e que o importante é cada um aceitar-se como é, valorizando o que tem de bom e se esforçando para se tornar alguém cada vez melhor,
desenvolvendo qualidades como amor, perdão, respeito, amizade.

Zezé, Filó, Lico e Ian pensaram muito no que disse Zilá. E não realizaram o concurso.

A partir dessa conversa, Zezé parou de reclamar de seu peso e iniciou um programa de exercícios; Filó aceitou-se como era, alta e magra e deixou de ser fofoqueira; Lico tornou-se mais alegre e
satisfeito com a vida e Ian tem se esforçado para ser mais calmo e simpático e fazer novos amigos. Assim, todos colaboram para que a floresta se torne um lugar melhor para se viver.

Assim, o leão deveria fazer novos amigos, a girafa aprender a não falar mal dos outros, o veado a ser
mais alegre e se aceitar como era.

Qual é o animal mais belo? Cada animal tem a sua beleza e importância, juntos compõe a natureza que é perfeita e foi criada por Deus.

E nós? Nós aceitamos como somos? Ou agimos como os animais da história? Não esperar   respostas, pedir que eles reflitam.
 É importante na vida de uma pessoa as atitudes boas que pratica e os sentimentos positivos que desenvolve (como amor, respeito, amizade) e o esforço que faz para superar os defeitos morais
que possui (fofoca, mentira, preguiça).
Devemos sempre nos comparar a nós mesmos (como éramos há algum tempo) e nunca nos compararmos aos outros, pois cada um tem sua caminhada.
ANEXO 3
Distribuir quadradinhos de papéis onde estão escritos vários sentimentos (positivos e negativos).

SENTIMENTOS POSITIVOS
Sugestões: perdão, paciência, harmonia, confiança, estudo,bondade, gratidão, alegria, bom humor, sensibilidade, desapego,educação, lealdade, entusiasmo, doçura, paz,carinho,responsabilidade, fé, humildade, simplicidade, cooperação, prece,trabalho, respeito, calma, coragem, sinceridade, justiça, amor,honestidade, raiva, tristeza, injustiça, ódio, mau-humor, mentira,preguiça, briga, desconfiança, falsidade, guerra, orgulho, egoísmo,maldade, pessimismo.
Colar no quadro um grande coração desenhado (desenhe a lápis em uma cartolina, pois depois o coração será desenhado com os sentimentos). Explicar aos evangelizandos que o desenho representa o coração de cada um. Solicitar que eles separem os sentimentos bons dos ruins, entre os papeizinhos que receberam. Cada criança deverá entregar o seu "sentimento positivo" para a evangelizadora que irá colando no cartaz, formando um coração. Todos os sentimentos devem ser
utilizados. Os que sobrarem devem ser colados dentro do coração. Na medida em que forem sendo entregues os sentimentos, o evangelizador pode comentar algo sobre ele, exemplificando com uma atitude que demonstre aquele sentimento.

Obs.: depois de concluída a atividade, o cartaz poderá ser sorteado entre as crianças ou colado no Centro Espírita, com uma frase e o Ciclo responsável pela atividade.
Explicar que devemos cultivar estes sentimentos em nosso coração e vivenciá-los através de nossas atitudes. Perguntar onde devemos guardar (ou colocar) os sentimento ruins (os papéis que sobraram). No lixo, deve ser a resposta das crianças. Pedir que cada evangelizando coloque no lixo "os sentimentos negativos" (os papeizinhos que restaram).


ANEXO
BINGO - Modelo 01 de cartela
01
CONFIANÇA
VERDADE
RESPONSABILIDADE
CARINHO
SENSIBILIDADE
ALEGRIA
02
AMOR
CARIDADE
ENTUSIASMO
PAZ
PACIÊNCIA
CORAGEM


03
CARINHO
HARMONIA
SINCERIDADE
CALMA
SENSIBILIDADE
ALEGRIA

04
PERDÃO
RESPEITO
EDUCAÇÃO
LEALDADE
CALMA
05
RESPEITO
GENEROSIDADE
GRATIDÃO
AMOR
LEALDADE
06
BOM-HUMOR
PAZ
VERDADE
LEALDADE
PERDÃO
JUSTIÇA
07
ESTUDO
PACIÊNCIA
PRECE
DOÇURA
CARIDADE
CARINHO
08
AMIZADE
PRECE
BONDADE
ESTUDO
HONESTIDADE
TRABALHO
09
HONESTIDADE
HARMONIA
HUMILDADE
EDUCAÇÃO
RESPONSABILIDADE
CONFIANÇA
10
PERDÃO
DESAPEGO
COOPERAÇÃO
RESPONSABILIDADE
BOM-HUMOR
BONDADE
11
ALEGRIA
ESTUDO
CORAGEM
AMOR
DESAPEGO
12
DESAPEGO
CARINHO
PERDÃO
HERMONIA
TERNURA
SENSIBILIDADE
13
PRECE
DOÇURA
GENEROSIDADE
BOM-HUMOR
TRABALHO
14
DESAPEGO
ENTUSIASMO
CALMA
GENEROSIDADE
BOM-HUMOR
15
CARIDADE
HUMILDADE
SIMPLICIDADE
CONFIANÇA
DOÇURA
TRABALHO
16
BONDADE
PAZ
AMOR
PACIÊNCIA
HUMILDADE
AMIZADE
17
ALEGRIA
HUMILDADE
PRECE
PERDÃO
EDUCAÇÃO
COOPERAÇÃO
18
PACIÊNCIA
JUSTIÇA
VERDADE
GRATIDÃO
ENTUSIASMO
PRECE
19
HONESTIDADE
COOPERAÇÃO
EDUCAÇÃO
SINCERIDADE
ALEGRIA
ESTUDO
20
GRATIDÃO
AMIZADE
ALEGRIA
HARMONIA
SIMPLICIDADE


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