EVANGELIZADOR:
AUXILIAR:
CICLO: 11 e 12
DATAS: 05.09.2010
TEMA: ANTE OS TEMPOS NOVOS
OBJETIVO : Mostrar aos evangelizando que houve uma grande evolução material e
espiritual ao longo dos anos que vem respeitando a Lei de Progresso e que
devemos saber lidar com toda essas mudanças de uma forma que o progresso atinja
o bem comum de toda a sociedade.
ROTEIRO :
1.PRECE INICIAL
2.INTRODUÇÃO - 15 min
Dinâmica de Integração e apresentação de todos : Todos ficarão de pé e em
círculo. Cada um dirá seu nome e fará um gesto que os outros deverão repetir em
sequência, até que todos tenham se apresentado.
3.DESENVOLVIMENTO – 25 min
Analisando figuras. ( Anexo 1 ). Enfatizar sobre a Lei do Progresso e que
devemos ter responsabilidades com os avanços tecnológicos, utilizando-os apenas
para o bem comum.
4.ATIVIDADE – 15 min
Confecção do “JORNAL NOVA ERA” (Anexo 4 )
5.CULMINÂNCIA – 5 min
Exposição do jornal
para que cada um possa ler as notícias dos colegas. Encerrar enfatizando que o
futuro será o resultado de nossas ações de hoje.
PRECE FINAL
MATERIAL : Folha de jornal Escrito ( pode ser velho ),
cola , lápis de cor, lápis preto, borracha, hidrocor.
BIBLIOGRAFIA: O Livro dos Espíritos – Cap. VIII – Lei de
Progresso.
ANEXO 1
Gravuras:
Entregar de forma
aleatória envelopes para alguns evangelizando contendo gravuras. ( Anexo 1) .
Incitar uma discussão para saber o que aconteceu ao longos dos anos ir
colhendos os dados mediando sem dar resposta. Em seguida colocar a Palavra
Evolução na lousa e perguntar se sabem o que quer dizer.
Colocar vários gravuras em cima
da mesa: telefone, lâmpada, caneta, chuveiro, remédio, livros. Perguntar se
eles sabem como surgiram aqueles objetos. (Alguém um dia acordou e disse: Hoje
vou criar o telefone? Não.) Todos esses objetos foram resultado de muito
estudo, esforço, trabalho e perseverança.
Lembrar:
Alexander Graham Bell, o inventor
do telefone, nasceu em Edinburgo, na Escócia, em 1847; em 14 de fevereiro de
1876, solicitou a patente pelo "telefone elétrico falante";
Thomas Alva Edison estudou e
trabalhou muito para criar a lâmpada elétrica, fez milhares de tentativas para
conseguir o sucesso almejado;
Que as vacinas e os remédios são
utilizados após anos de pesquisa e trabalho;
o primeiro povo que utilizou a escrita, que origina os livros, foram os Simérios, que viviam no sul da Mesopotâmia (hoje Oriente Médio), há 3.000 a.C;
o primeiro povo que utilizou a escrita, que origina os livros, foram os Simérios, que viviam no sul da Mesopotâmia (hoje Oriente Médio), há 3.000 a.C;
Que a água encanada é resultado
de trabalho e pesquisa de muitas pessoas;
ANEXO
2
HISTÓRIA E = E + E + T + P
Os
olhos de Rodrigo brilharam quando ele viu o presente enviado por sua tia: um
skate. Pegou o skate, pôs um pé e ... caiu. Percebeu então, que ao lado do
skate havia um capacete, joelheiras, cotoveleiras e um envelope. Colocou o
equipamento de proteção e descobriu que no envelope havia uma carta de sua tia.
Nela a tia parabenizava o sobrinho pelo aniversário e lembrava que andar de
skate pode ser perigoso e que era necessária uma qualidade que Rodrigo ainda
não tinha: paciência. Mas dizia também que para aproveitar bem o
presente, ele deveria usar a fórmula: E = E + E + T + P, que vinha
explicada em três bilhetinhos azuis, numerados e que ele deveria abrir um
bilhete por dia, a fim de entender o recado.
O garoto achou estranho, mas adorava a tia, que sempre tinha idéias divertidas, e resolveu entrar na onda.
Assim, abriu o bilhete número um. Nele estava escrito apenas: EVOLUÇÃO = ESTUDO + E + T + P. E, abaixo, em letras menores: Observe os bons exemplos.
O que era aquilo? Uma fórmula de matemática? Ele não entendeu.
Acho que sua tia está querendo te ensinar a andar de skate disse sua mãe, com uma cara de quem já conhecia o esquema.
Como assim? Dona Ana disse então que aprender é uma forma de evoluir e que a tia devia estar se referindo a aprender a andar de skate. E que não diria mais nada. O menino ficou mais intrigado ainda. Entendeu a parte da EVOLUÇÃO, mas e ESTUDO? Como assim, estudo? Ele não conhecia sites ou livros sobre como andar de skate... Pensou um pouco e resolveu ir até a pista de skate perto de sua casa, para observar os bons exemplos, conforme dizia o bilhete.
Chegando lá, tentou novamente andar e... nova queda. Então sentou em cima do skate e ficou observando... Olhou como os garotos faziam com os braços e as pernas para se equilibrar. E assim passou a tarde: observava, estudando os movimentos dos outros skatistas e tentava fazer também. Chegou em casa, à tardinha, exausto, mas satisfeito com seus progressos.
No dia seguinte, abriu o segundo bilhete. Nele estava escrito: EVOLUÇÃO = ESTUDO + ESFORÇO + T + P. Achou que era o que ele havia feito no dia anterior: estudava os movimentos dos garotos e se esforçava para fazer igual. Assim, ao final do segundo dia, Rodrigo já andava de skate, mas sem a graça e a leveza que tanto admirava nos outros skatistas.
Ao abrir o terceiro bilhete, o menino leu: EVOLUÇÃO = ESTUDO + ESFORÇO + TRABALHO + PERSEVERANÇA. Quando voltou para casa naquela tarde, percebeu que era verdade o que diziam os bilhetes, pois para realizar seu sonho de participar dos campeonatos de skate seria preciso muito trabalho, durante muito tempo, afinal, as manobras radicais não eram tão fáceis como ele imaginara.
Naquela noite, havia um e-mail para Rodrigo. Era de sua tia, perguntando se ele havia gostado do presente e se havia aberto os bilhetes na ordem certa. Ela também explicava que, assim como para andar de skate, que é um tipo de aprendizado, para aprender a ter paciência Rodrigo poderia usar a mesma fórmula: EVOLUÇÃO = ESTUDO + ESFORÇO + TRABALHO + PERSEVERANÇA. Ou seja, estudar suas atitudes, entendendo quando e por que fica impaciente, esforçar-se para mudar, trabalhar a paciência, praticando-a todos os dias e não desistir de ser mais calmo e ter paciência quando a situação exigir. Terminava o e-mail prometendo que viria, em breve, ver os progressos do sobrinho skatista.
Aquele foi um aniversário especial, pois Rodrigo aprendeu a usar a fórmula E = E + E + T + P para se tornar um ótimo skatista e, principalmente, para adquirir outras virtudes importantes ao longo de sua vida.
História inspirada em artigo de Orson P. Carrara (F=PN+CT+FF) publicado no Seara Espírita de maio/2005.
O garoto achou estranho, mas adorava a tia, que sempre tinha idéias divertidas, e resolveu entrar na onda.
Assim, abriu o bilhete número um. Nele estava escrito apenas: EVOLUÇÃO = ESTUDO + E + T + P. E, abaixo, em letras menores: Observe os bons exemplos.
O que era aquilo? Uma fórmula de matemática? Ele não entendeu.
Acho que sua tia está querendo te ensinar a andar de skate disse sua mãe, com uma cara de quem já conhecia o esquema.
Como assim? Dona Ana disse então que aprender é uma forma de evoluir e que a tia devia estar se referindo a aprender a andar de skate. E que não diria mais nada. O menino ficou mais intrigado ainda. Entendeu a parte da EVOLUÇÃO, mas e ESTUDO? Como assim, estudo? Ele não conhecia sites ou livros sobre como andar de skate... Pensou um pouco e resolveu ir até a pista de skate perto de sua casa, para observar os bons exemplos, conforme dizia o bilhete.
Chegando lá, tentou novamente andar e... nova queda. Então sentou em cima do skate e ficou observando... Olhou como os garotos faziam com os braços e as pernas para se equilibrar. E assim passou a tarde: observava, estudando os movimentos dos outros skatistas e tentava fazer também. Chegou em casa, à tardinha, exausto, mas satisfeito com seus progressos.
No dia seguinte, abriu o segundo bilhete. Nele estava escrito: EVOLUÇÃO = ESTUDO + ESFORÇO + T + P. Achou que era o que ele havia feito no dia anterior: estudava os movimentos dos garotos e se esforçava para fazer igual. Assim, ao final do segundo dia, Rodrigo já andava de skate, mas sem a graça e a leveza que tanto admirava nos outros skatistas.
Ao abrir o terceiro bilhete, o menino leu: EVOLUÇÃO = ESTUDO + ESFORÇO + TRABALHO + PERSEVERANÇA. Quando voltou para casa naquela tarde, percebeu que era verdade o que diziam os bilhetes, pois para realizar seu sonho de participar dos campeonatos de skate seria preciso muito trabalho, durante muito tempo, afinal, as manobras radicais não eram tão fáceis como ele imaginara.
Naquela noite, havia um e-mail para Rodrigo. Era de sua tia, perguntando se ele havia gostado do presente e se havia aberto os bilhetes na ordem certa. Ela também explicava que, assim como para andar de skate, que é um tipo de aprendizado, para aprender a ter paciência Rodrigo poderia usar a mesma fórmula: EVOLUÇÃO = ESTUDO + ESFORÇO + TRABALHO + PERSEVERANÇA. Ou seja, estudar suas atitudes, entendendo quando e por que fica impaciente, esforçar-se para mudar, trabalhar a paciência, praticando-a todos os dias e não desistir de ser mais calmo e ter paciência quando a situação exigir. Terminava o e-mail prometendo que viria, em breve, ver os progressos do sobrinho skatista.
Aquele foi um aniversário especial, pois Rodrigo aprendeu a usar a fórmula E = E + E + T + P para se tornar um ótimo skatista e, principalmente, para adquirir outras virtudes importantes ao longo de sua vida.
História inspirada em artigo de Orson P. Carrara (F=PN+CT+FF) publicado no Seara Espírita de maio/2005.
Se possível, leve para a sala de aula um skate, bilhetes azuis e o
e-mail, a fim de ilustrar a narrativa (os bilhetes podem ser distribuídos aos
evangelizandos, a medida que se conta a história). Conversar com os alunos
acerca da história, perguntando qual a mensagem, o que é preciso para evoluir (ESTUDO,
ESFORÇO, TRABALHO E PERSEVERANÇA).
ANEXO
3
Pegar uma folha de jornal
inteira, colar um título na capa :
JORNAL NOVA ERA.
Cada um produzirá uma notícia de
atitudes e/ou novas invenções que ajudam ou podem vir a ajudar o progresso da
Terra, tanto material quanto espiritualmente.
As notícias serão coladas em cima
das notícias velhas do jornal.
Após a confecção o Jornal ficará
à mostra de todos no varal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, assim podemos aperfeiçoar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.