EVANGELIZADOR:
AUXILIAR:
CICLO: 09 e 10
DATA: 07.09.2015
TEMA: CÉU E INFERNO – ESTADOS CONSCIÊNCIAIS
OBJETIVO: Mostrar à criança que Céu e Inferno são estados em que se encontram a
alma internamente e que esses estados são determinados por nossas ações e
pensamentos.
ROTEIRO:
1.PRECE INICIAL
2.INTRODUÇÃO - 20 min
Dinâmica
do Nome: Cada criança receberá
uma folha A4, para que desenhe e pinte a primeira letra de seu nome no tamanho
da folha. Ao terminarem, o evangelizador pedirá que cada um mostre sua letra e
diga qual seu nome, em seguida cole a letra no mural ou coloque no varal, se
tiver.
Após a apresentação de todos, o
Evangelizador mostrará também a sua letra.
3.DESENVOLVIMENTO – 30 min
· Brincadeira Céu e Inferno – (Anexo 1)
· Utilizar a Brincadeira para iniciar a
discussão do Tema. O Evangelizador deverá ter o cuidado de colocar todos para
participarem. (Subsídios em Anexo);
· Após
explanações, pedir que todos que estejam do lado do Céu mudem para o lado do
Inferno e vice-versa;
· Perguntar: Vocês continuam com os mesmos
sentimentos, e agora? Vocês estão no Céu ou no Inferno? (Anexo1)
· Narração de História: Céu e Inferno
íntimos (Anexo2).
4.ATIVIDADE – 30 min
·
História em Quadrinhos – Atitudes que
levam ao Céu interior. (Anexo3)
·
O Evangelizador encerrará enfatizando a importância
de cuidar dos pensamentos e ações no dia-a-dia para garantia da paz e da busca de ações no Bem, para garantir
assim o céu interior que é a paz da consciência, conforme explica a Doutrina
Espírita. (Subsídios para o Evangelizador
– Leitura indicada na
Bibliografia abaixo.
·
Atividade
Extra – Brincadeira O que faço de bom ou ruim. (Anexo)
·
MATERIAL: Lápis N° 2, Hidrocor, Lápis de Cor,
Durex, Cola, Cartolina e Folha A4.
BIBLIOGRAFIA: O Livro dos Espíritos – A. Kardec
– Livro 4 - Cap.1º todo; Perg. 920 a
1018; O Céu e o Inferno - Capítulo I a IX.
ANEXOS
BRINCADEIRA CÉU E INFERNO ( Josiane Barbosa)
DIVIDIR A SALA EM DOIS LADOS DE
CADEIRAS. DE FORMA QUE UM LADO FIQUE DE FRENTE PARA O OUTRO; UM LADO
REPRESENTARÁ O CÉU E O OUTRO O INFERNO. COLOCAR UMA CARTOLINA BRANCA COM O NOME
CÉU DE UM LADO E OUTRA COM O NOME INFERNO DO OUTRO.
AS CRIANÇAS EM PÉ RECEBERÃO UMA TIRA DE
PAPEL CADA UMA;
CADA TIRA CONTERÁ UM SENTIMENTO OU VIRTUDE;
CADA UM ABRIRÁ A SUA TIRA POR VEZ E FALAR O QUE TIROU;
SE A VIRTUDE OU SENTIMENTO FOR RUIM , A CRIANÇA SENTARÁ NO LADO DO INFERNO E SE FOR
BOA NO LADO DO CÉU;
APÓS TODOS ESTAREM
SENTADOS O EVANGELIZADOR INSTIGARÁ A DISCUSSÃO.
POR QUE VOCÊS SENTARAM DO LADO QUE ESTÃO ?
O QUE É O CÉU E O QUE É O INFERNO ?
CÉU E INFERNO SÃO LUGARES ?
AS PESSOAS SÃO CONDENADAS A ESTAREM NO INFERNO ETERNAMENTE?
O QUE É UMBRAL ?
E AS COLÔNIAS ESPIRITUAIS ?
2ª PARTE DA
BRINCADEIRA
TROCA DE LUGARES – AS CRIANÇAS DO LADO DO CÉU
SENTAM DO LADO DO INFERNO E VICE-VERSA, MAS PERMANECEM COM AS MESMAS TIRAS QUE
RECEBERAM NO INÍCIO.
OBJETIVO: AS CRIANÇAS DEVEM PERCEBER QUE O QUE
DETERMINA CÉU E INFERNO NÃO É O LOCAL, MAS O
ESTADO DO ESPÍRITO.
ANEXO 2 – ESTÓRIA CÉU E INFERNO ÍNTIMOS
ANEXO 2 – ESTÓRIA CÉU E INFERNO ÍNTIMOS
Conta-se
que um dia um samurai, grande e forte, conhecido pela sua índole violenta, foi
procurar um sábio monge em busca de respostas para suas dúvidas.
- Monge, disse o samurai com desejo sincero de aprender, ensina-me sobre o céu
e o inferno.
O monge, de pequena estatura e muito franzino, olhou para o bravo guerreiro e,
simulando desprezo, lhe disse:
- Eu não poderia ensinar-lhe coisa alguma, você está imundo. Seu mau cheiro é
insuportável.
- Ademais, a lâmina da sua espada está enferrujada. Você é uma vergonha para a
sua classe.
O samurai ficou enfurecido. O sangue lhe subiu ao rosto e ele não conseguiu
dizer nenhuma palavra, tamanha era sua raiva.
Empunhou a espada, ergueu-a sobre a cabeça e se preparou para decapitar o
monge.
- "Aí começa o inferno", disse-lhe o sábio mansamente.
O samurai ficou imóvel. A sabedoria daquele pequeno homem o impressionara.
Afinal, arriscou a própria vida para lhe ensinar sobre o inferno.
O
bravo guerreiro abaixou lentamente a espada e agradeceu ao monge pelo valioso
ensinamento.
O velho sábio continuou em silencio.
Passado algum tempo o samurai, já com a intimidade pacificada, pediu
humildemente ao monge que lhe perdoasse o gesto infeliz.
Percebendo que seu pedido era sincero, o monge lhe falou:
- "Aí começa o céu".
REFLEXÃO
Para nós, resta a importante lição sobre o céu e o inferno que podemos
construir na própria intimidade.
Tanto o céu quanto o inferno, são estados de alma que nós próprios elegemos no
nosso dia-a-dia.
A cada instante somos convidados a tomar decisões que definirão o início do céu
ou o começo do inferno.
É como se todos fôssemos portadores de uma caixa invisível, onde houvesse
ferramentas e materiais de primeiros socorros.
Diante de uma situação inesperada, podemos abri-la e lançar mão de qualquer
objeto do seu interior.
Assim, quando alguém nos ofende, podemos erguer o martelo da ira ou usar o
bálsamo da tolerância.
Visitados pela calúnia, podemos usar o machado do revide ou a gaze da
autoconfiança.
Quando injúria bater em nossa porta, podemos usar o aguilhão da vingança ou o
óleo do perdão.
Diante da enfermidade inesperada, podemos lançar mão do ácido dissolvente da
revolta ou empunhar o escudo da confiança.
Ante a partida de um ente caro, nos braços da morte inevitável, podemos optar
pelo punhal do desespero ou pela chave da resignação.
Enfim, surpreendidos pelas mais diversas e infelizes situações, poderemos
sempre optar por abrir abismos de incompreensão ou estender a ponte do diálogo
que nos possibilite uma solução feliz.
A decisão depende sempre de nós mesmos.
Somente da nossa vontade dependerá o nosso estado íntimo.
Portanto, criar céus ou infernos portas à dentro da nossa alma, é algo que
ninguém poderá fazer por nós. Pense nisso! (Desconheço a autoria)
ANEXO 3
ATIVIDADE
Distribuir uma folha em branco para cada
criança que recebeu a virtude ou sentimento ruim. Pedir que as que receberam
as virtudes boas se juntem a uma das que receberam virtudes ruins, de forma
que formem duplas. As mesmas deverão criar uma história em quadrinhos na qual
narrem a transformação da virtude ou sentimento ruim recebido em algo bom;
Colocar a Cartolina do Céu no mural. Cada dupla
apresentará sua história à turma e colará a mesma no mural;
O Evangelizador
encerrará enfatizando a importância de cuidar dos pensamentos e ações no
dia-a-dia para garantia da paz, e a busca de ações no Bem, para garantir assim
o céu interior que é a paz da consciência, conforme explica a Doutrina Espírita. (Subsídios para o Evangelizador – Leitura indicada na Bibliografia abaixo.
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