16ª SEMANINHA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA –
ANO 2013
EVANGELIZADOR:
AUXILIAR:
CICLO: 09 e 10
DATA: 03.09.2013
TEMA: PROVAS
E EVIDÊNCIAS DAS EXISTÊNCIAS SUCESSIVAS
OBJETIVO: O evangelizando irá compreender como são as
evidências que podem comprovar que um Espírito passa por várias existências.
ROTEIRO:
1.PRECE
INICIAL
2.INTRODUÇÃO
- 10 min
· Fazer rápida revisão do assunto Finalidades da
Reencarnação;
3.DESENVOLVIMENTO
– 20 min
· Explicar
que a ciência tem buscado há tempos provar que uma pessoa passa por várias
existências e cada dia mais as evidências são cada vez mais fortes e aceitas;
· Narrar
a histórias das Irmãs Fox – primeiros estudos sobre comunicação dos
desencarnados; (Anexo)
· Discussão sobre o assunto, deixar os evangelizandos
exporem suas opiniões e perguntas sobre o tema. O Evangelizador deverá dirigir
a discussão de forma que todos possam participar tirando suas dúvidas. (Subsídios)
· Narrar a
História: As Recordações de Maura (Anexo).Trabalhar a questão do
esquecimento do passado;
· Atividade Criativa ( Anexo )
4.ATIVIDADE
– 20 min
· Dinâmica
Descobrindo a Personalidade; ( Anexo 1 e 2 )
5.CULMINÂNCIA
– 5 min
· O Evangelizador encerrará enfatizando que a já
existem evidências suficiente que comprovam a reencarnação e deixar claro que a
mesma não é uma invenção da Doutrina Espírita. (Subsídios para o
Evangelizador – Power Point FEB)
6.PRECE
FINAL
MATERIAL:Lápis
N° 02; Lápis de Cor, Canetas, Hidrocor. Papel Madeira, Cola.
BIBLIOGRAFIA: O Livro dos Espíritos – A. Kardec – Cap. IV, V e
VII; Tomo I – ESDE – Módulo IV –
FEB; O Evangelho Segundo o Espiritismo
– Cap. IV;
ANEXOS
AS IRMÃS FOX
Em 1848, a aldeia de Hydesville, localizada no condado de Wayne, Estado de New York,
distante 30 km da cidade de Rochester, era um pequeno aglomerado de casas de madeiras
com uma típica população de agricultores.
Nesta aldeia, a família Fox, uma família de fazendeiros composta pelo Pai (John Fox), a Mãe
(Magaret Fox), e de suas filhas: Margareth Fox, de 10 anos e Kate Fox, de 7 anos. Havia, nesta
aldeia, uma cabana onde ocorreu o assassinato de um vendedor (alguns o chamam de mascate). O
espírito do vendedor se comunicava com o plano material (Terra) através de sons, barulhos, ruídos.
Após vários moradores passarem pela casa que fazia ruídos, nela foi morar a família Fox. No
princípio, a família não foi incomodada por esses sons que pareciam naturais à casa, mas
depois de algum tempo, eis que tais barulhos, ruídos, batidas e até arrastamento de móveis
começaram a aparecer com muita força. E estas coisas incomodavam tanto, mas tanto que as
meninas viviam em sobressalto, a ponto de se negarem a dormir sozinhas no quarto.
Em 31 março de 1848, deu-se o primeiro lance do fantástico episódio. A menina de 7 anos de idade
- Kate Fox - na sua espontaneidade - teve a audácia de desafiar a "força invisível" a repetir, com os
golpes, as palmas que ela batia com as mãos:
-Aqui! Sr. Pé Rachado, faça o que eu faço! - Disse, corajosamente, Kate, batendo palmas.
A resposta foi imediata, e a cada estalo, um golpe era ouvido logo a seguir!
Chegaram a conclusão que aquela força podia ver e ouvir, pois até quando se dobrava o dedo, a
força respondia. Vários vizinhos foram chamados, e por sua vez, eles chamaram outras pessoas e
formou-se então uma reunião, onde as pessoas perguntavam muito.
Eles criaram um código tipo: uma batida seria a letra A, duas batidas seria a letra B e assim por
diante...
Ele (o dono dos ruídos) informou, por este código, ser um espírito e que tinha sido assassinado
naquela casa. Ele disse, também, o nome do antigo inquilino que o matara e depois o enterrara na
adega a 10 pés de profundidade. Seu nome era Charles B. Rosma.
Os mais interessados em esclarecer o caso resolveram escavar a adega visando
encontrar o esqueleto do suposto assassinado. E encontraram mesmo.
E um jornal de Boston, cidade dos Estados Unidos, até noticiou o fato.
As irmãs Fox cresceram, mas por inexperiência e imaturidade acabaram se
envolvendo com o vício do alcoolismo e acabaram sofrendo muitas perseguições e difamações
injustas.
A Kate Fox, foi à Europa onde pôde ser estudada por sábios de renome.
Porque lá havia desenvolvimento científico pelos quais os fenômenos poderiam ser estudados com
rigor e profundidade.
A partir desta data vários outros fenômenos deste tipo passaram a ocorrer em outras cidades, em
outros países, em outras famílias despertando assim consciências e preparando todos para o
surgimento do Espiritismo.
ATIVIDADE CRIATIVA
Formar subgrupos. Para cada um, distribuir a quarta parte de uma folha de papel grande ( Papel madeira ou Cartolina )e canetas hidrográficas.
Um membro do subgrupo inicia um desenho qualquer e passa o papel para a segunda pessoa, que dá continuidade ao desenho e assim por diante. Ao final, cada subgrupo apresenta o que criou. Convém lembrar que o resultado final não depende do que foi imaginado por quem deu início ao desenho.
Levar a observar que o desenho foi realizado em etapas. Perguntar se isso faz lembrar as nossas vidas na Terra. Cada uma delas dependeu do desenho da etapa anterior (dar exemplos nos trabalhos realizados).
- Concluir que cada existência depende do que “desenharmos” na anterior.
Dialogar com as crianças sobre a história.
ANEXO 2
FOLHA DE ENTREVISTA – DESCOBRINDO A PERSONALIDADE
Qual o seu nome ?______________________________________________________________.
Qual o seu maior defeito ?________________________________________________________.
Qual a sua maior qualidade?_____________________________________________________.
O que deixa você feliz ?________________________________________________________.
O que deixa você triste ?______________________________________________________.
Qual o seu maior medo ?_________________________________________________________.
Você costuma ferir as pessoas fisicamente ?_________________________________________.
Quando fere uma pessoa emocionalmente ( com palavras ou atitudes ) você costuma pedir
desculpas ?____________________________________________________________________.
____________________________________________________________________________
ANEXO
4
MURAL
DE DESENHOS – MINHA VIDA NA OUTRA VIDA.
Objetivo: Entender que mesmo com a mudança
do corpo continuaremos com qualidades e defeitos que deverão ser transformados.
Cada um desenhará como se enxerga
na próxima vida, baseando nos progressos que já fez ou nos defeitos que ainda
tem nesta vida. Deverão expressar nos desenhos comportamentos e/ou atitudes.
Todos colarão seus desenhos no
Mural e quem quiser poderá falar sobre o mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, assim podemos aperfeiçoar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.