sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

AULA REENCARNAÇÃO E DESENCARNAÇÃO - 9 - 10 ANOS

EVANGELIZADOR:                                                    AUXILIAR:      
CICLO: 9 e 10                                                               DATAS:  08.09.2011

TEMA: REENCARNAÇÃO E DESENCARNAÇÃO

OBJETIVO : Facilitar aos evangelizandos o entendimento dos processos de Reencarnação como oportunidade de aprendizado e a Desencarnação como processo natural de retorno ao lar espiritual.

ROTEIRO :

1.PRECE INICIAL

2.INTRODUÇÃO -  20 min

Dinâmica - Compontentes de uma sociedade(Anexo)

3.DESENVOLVIMENTO –  25 min
·  Pedir que todos fiquem sentados, em seguida pedir que eles olhem atraś da cadeira, haverá números ( 1 a 16 ) . Pedir a quem estiver na cadeira nº 01 que olhe embaixo da cadeira ( estará lá a 1ª página do livro Meu Avô desencarnou ) . O evangelizando deverá ler o que está escrito e mostrar a todos a imagem e em seguida colocar no varal. Em seguida o evangelizando que estiver na cadeira nº02 dará continuidade, e assim sucessivamente até o fim da história.(Anexo 2);
·    Instigar a discussão da aula utilizando a história como referência.Ressaltar o processo da Reencarnação com aprendizado e a Desencarnação como processo natural. Enfocar que pode acontecer de algum dos nossos parentes partir primeiro para o plano espiritual, mas que é um processo natural pelo qual todos iremos passar.
4.ATIVIDADE – 15 min
História do Tio Virgílio – O evangelizando deverá dar uma continuidade à história. ( Atividade em dupla ) Anexo 3
Atividade extra: Dinâmica – Componentes de uma sociedade ( Anexo 4 )
5.PRECE FINAL
MATERIAL :  Folha ofício ( 25 ), Lápis preto ( 25 ), Lápis de cor,  Hidrocor , História: Meu avô desencarnou.
BIBLIOGRAFIA:  O Livro dos Espíritos – Perguntas – 68 a 70 - 149 a 150 - 154 a 160 - 166 a 170 - 192 a 196 – 258 a 273.



ANEXOS

                   Componentes de uma Sociedade

OBJETIVO: levar o grupo a perceber como se compõe uma sociedade, que relações são estabelecidas, que atitudes conjuntas influenciam estas relações, quais as vantagens ou desvantagens de ser este ou aquele personagem.
MATERIAL: tiras de papel com nomes, fita adesiva ou clips grande para prender a tira de papel no aluno.

COMO APLICAR: o grupo estará representando uma sociedade. Alguns serão personagens específicos, o restante representará o povo. Não haverá escolha de papel. Você colocará a tira com o nome do personagem aleatoriamente em alguns alunos. Será simulado um encontro em uma praça onde quem estiver com o “crachá” (a tira de papel que o identifica) irá agir como tal, demonstrando por palavras, gestos e atitudes o seu comportamento típico. O povo responderá de acordo com o que viu e ouviu.
Exemplos de personagens: deputado, morador de rua, homem comum, artista famoso, morador de comunidade carente, empresário, pintor , pedreiro, médico, professor, vendedor, motorista, presidente de um país.
É importante explicar ao grupo o que cada um destes personagens deve fazer por uma sociedade, quem é responsável pelo que, e discutir porque surgem os papéis que não deveriam existir como o do morador de rua.
Ao final, o grupo poderá refletir sobre escolhas antes de reencarnar (se eu pedi para ser um deputado, o que devo fazer pela sociedade em que vivo? eu escolhi ser uma pessoa pobre ? ), fatores que desviam os objetivos pretendidos (as distrações do mundo material e sua influência em meus valores), os papéis que são grandes para o homem e nem sempre o são para Deus, e vice-versa, o que podemos fazer para diminuir as diferenças sociais e fazer com que todos se vejam como irmãos de caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, assim podemos aperfeiçoar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.