EVANGELIZADOR:
AUXILIAR:
CICLO: 9 e 10
DATAS: 08.09.2011
TEMA: REENCARNAÇÃO E DESENCARNAÇÃO
OBJETIVO : Facilitar aos
evangelizandos o entendimento dos processos de
Reencarnação como oportunidade de aprendizado e a Desencarnação como processo
natural de retorno ao lar espiritual.
ROTEIRO :
1.PRECE INICIAL
2.INTRODUÇÃO - 20 min
3.DESENVOLVIMENTO
– 25 min
· Pedir que todos fiquem sentados, em seguida pedir
que eles olhem atraś da cadeira, haverá números ( 1 a 16 ) . Pedir a quem
estiver na cadeira nº 01 que olhe embaixo da cadeira ( estará lá a 1ª página do
livro Meu Avô desencarnou ) . O evangelizando deverá ler o que está escrito e
mostrar a todos a imagem e em seguida colocar no varal. Em seguida o
evangelizando que estiver na cadeira nº02 dará continuidade, e assim
sucessivamente até o fim da história.(Anexo 2);
· Instigar a discussão da aula utilizando a história
como referência.Ressaltar o processo da Reencarnação com aprendizado e a
Desencarnação como processo natural. Enfocar que pode acontecer de algum dos
nossos parentes partir primeiro para o plano espiritual, mas que é um processo
natural pelo qual todos iremos passar.
4.ATIVIDADE – 15
min
História do Tio Virgílio –
O evangelizando deverá dar uma continuidade à história. ( Atividade em dupla )
Anexo 3
Atividade extra: Dinâmica – Componentes de uma sociedade (
Anexo 4 )
5.PRECE FINAL
MATERIAL : Folha ofício ( 25 ), Lápis preto ( 25 ),
Lápis de cor, Hidrocor , História: Meu
avô desencarnou.
BIBLIOGRAFIA: O Livro dos Espíritos – Perguntas – 68 a 70 -
149 a 150 - 154 a 160 - 166 a 170 - 192 a 196 – 258 a 273.
ANEXOS
Componentes
de uma Sociedade
OBJETIVO: levar o grupo a perceber como se
compõe uma sociedade, que relações são estabelecidas, que atitudes conjuntas
influenciam estas relações, quais as vantagens ou desvantagens de ser este ou
aquele personagem.
MATERIAL: tiras de papel com nomes, fita adesiva
ou clips grande para prender a tira de papel no aluno.
COMO APLICAR: o grupo estará representando uma
sociedade. Alguns serão personagens específicos, o restante representará o
povo. Não haverá escolha de papel. Você colocará a tira com o nome do
personagem aleatoriamente em alguns alunos. Será simulado um encontro em uma
praça onde quem estiver com o “crachá” (a tira de papel que o identifica) irá
agir como tal, demonstrando por palavras, gestos e atitudes o seu comportamento
típico. O povo responderá de acordo com o que viu e ouviu.
Exemplos de personagens: deputado, morador de rua, homem
comum, artista famoso, morador de comunidade carente, empresário, pintor ,
pedreiro, médico, professor, vendedor, motorista, presidente de um país.
É importante explicar ao grupo o que cada um destes
personagens deve fazer por uma sociedade, quem é responsável pelo que, e
discutir porque surgem os papéis que não deveriam existir como o do morador de
rua.
Ao final, o
grupo poderá refletir sobre escolhas antes de reencarnar (se eu pedi para ser
um deputado, o que devo fazer pela sociedade em que vivo? eu escolhi ser uma
pessoa pobre ? ), fatores que desviam os objetivos pretendidos (as distrações
do mundo material e sua influência em meus valores), os papéis que são grandes
para o homem e nem sempre o são para Deus, e vice-versa, o que podemos fazer
para diminuir as diferenças sociais e fazer com que todos se vejam como irmãos de
caminhada.
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