16ª SEMANINHA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA –
ANO 2013
EVANGELIZADOR:
AUXILIAR:
CICLO: 11 e 12 DATA: 04.09.2013
TEMA: A
REENCARNAÇÃO COMO LEI BIOLÓGICA
OBJETIVO: O
evangelizando entenderá como a Reencarnação explica problemas físicos e como e
porque os mesmos são transmitidos de uma vida para outra. Enfatizar que a mente
registra tudo e pode transmitir ao corpo as lembranças.
ROTEIRO:
1.PRECE
INICIAL
2.INTRODUÇÃO
- 20 min
·
Revisão
rápida do tema anterior;
·
Dinâmica
da Água. (Anexo1)
3.DESENVOLVIMENTO
– 30 min
·
Lendo
Quadrinhos – “Reencarnação” de Magali. As páginas
deverão ser passadas em círculo. O primeiro evangelizando lê a 1ª página e
passa para o segundo. Em seguida a 2ª página lhe é entregue e vai repassando
até que todos tenham lido todas as páginas. (Anexo)
·
Discussão sobre o assunto
baseando-se nos conhecimentos da Doutrina e que a ciência trás. Enfatizar
que apesar de mudar de corpos nas encarnações, o espírito é o mesmo e pode
transmitir para o corpo “marcas” das outras vidas, sejam físicas ou
psicológicas. Antes de explicar deixar que eles exponham seus conhecimentos
sobre o assunto. (Subsídios)
4.ATIVIDADE
– 20 min
·
1ª - Análise
de imagens em sequência. (Anexo2)
· Ligando as Perguntas com as Respostas; (Anexo 3)
· Extra: Mural de Desenhos – Minha Vida na Outra Vida; (Anexo
4)
5.CULMINÂNCIA
– 5 min
·
O Evangelizador
encerrará esclarecendo que é necessário fazer o possível para nos melhorarmos
nesta vida, para que na próxima possamos vir em melhores condições físicas e
psicológicas.
PRECE
FINAL
MATERIAL: Folhas
Ofício, Lápis e Canetas, Hidrocor. Se possível levar roupas para caracterização
dos personagens.
BIBLIOGRAFIA: O Livro dos Espíritos – A. Kardec – Cap. IV, V e
VII; Tomo I – ESDE – Módulo IV – FEB;
O Evangelho Segundo o Espiritismo –
Cap. IV;
ANEXO 1
DINÂMICA DA ÁGUA
E OS RECIPIENTES
“O vento assopra onde quer, e
ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo
aquele que é nascido do Espírito.” – Jesus (João 3:8)
Material: Copos descartáveis, vasilha
plástica, pano limpo ou esponja limpa.
Trazemos um copo descartável
de água e uma vasilha limpa. Mostramos às crianças e perguntamos o que tem
dentro do copo. Então, destruímos o copo, de forma que a água caia na vasilha.
Nada chocante ou estrondoso. Apenas rasgamos o copo descartável. Então
perguntamos o que aconteceu com a água. E as crianças certamente dirão que a
água agora está na vasilha. Então pegamos um pano limpo ou uma esponja e
encharcamos com a água da vasilha. Podemos torcê-lo para que a água seja
despejada em outro copo. Então perguntamos o que aconteceu.
Explicamos que a água nunca
deixou de ser a mesma, mesmo mudando de lugar. Só mudou de forma, conforme onde
estava.
Assim é o espírito. É imortal
e está em cada corpo para se melhorar. Mas não acaba com o corpo. Sobrevive à
ele para então, adquirir outro corpo.
ANEXO 2
Apresentar primeiro a imagem da
semente germinando e ir questionando qual a mensagem da imagem? O que
acontecerá depois que a planta crescer? Ela vive para sempre?
Em seguida apresentar a imagem do
processo evolutivo humano.
O macaco foi crescendo e virou
homem? Explicar que a cada modificação o homem passou por várias reencarnações.
Em seguida a imagem do
envelhecimento do homem moderno; Qual a
diferença do homem da foto anterior ( das cavernas) para a foto de agora (
homem moderno);
E por último apresentar a imagem
que retrata a Reencarnação e pedir que eles explique a imagem.
Explicar que a cada encarnação
acontece o que mostra a 4ª imagem. Explicar que na reencarnação os corpos
mudam, mas o espírito é o mesmo, ressaltando que o objetivo não é a mudança de
corpos, mas o aprimoramento moral do espírito.
ANEXO 4
Mural de Desenhos –
Minha Vida na Outra Vida.
Cada
um desenhará como se enxerga na próxima vida, baseando nos progressos que já
fez ou nos defeitos que ainda tem nesta vida.
Todos
colarão seus desenhos no Mural e quem quiser poderá falar sobre seu desenho.
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