segunda-feira, 30 de novembro de 2015

AULA A REENCARNAÇÃO COMO LEI BIOLÓGICA - 11 +

16ª SEMANINHA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA – ANO 2013
EVANGELIZADOR:                                                   AUXILIAR:         
CICLO: 11 e 12                                                            DATA:  04.09.2013

TEMA: A REENCARNAÇÃO COMO LEI BIOLÓGICA
OBJETIVO: O evangelizando entenderá como a Reencarnação explica problemas físicos e como e porque os mesmos são transmitidos de uma vida para outra. Enfatizar que a mente registra tudo e pode transmitir ao corpo as lembranças.

ROTEIRO:
1.PRECE INICIAL
2.INTRODUÇÃO - 20 min

·    Revisão rápida do tema anterior;
·    Dinâmica da Água. (Anexo1)
3.DESENVOLVIMENTO – 30 min
·    Lendo Quadrinhos – “Reencarnação” de Magali. As páginas deverão ser passadas em círculo. O primeiro evangelizando lê a 1ª página e passa para o segundo. Em seguida a 2ª página lhe é entregue e vai repassando até que todos tenham lido todas as páginas. (Anexo)
· Discussão sobre o assunto baseando-se nos conhecimentos da Doutrina e que a ciência trás. Enfatizar que apesar de mudar de corpos nas encarnações, o espírito é o mesmo e pode transmitir para o corpo “marcas” das outras vidas, sejam físicas ou psicológicas. Antes de explicar deixar que eles exponham seus conhecimentos sobre o assunto. (Subsídios)
4.ATIVIDADE – 20 min
·    1ª - Análise de imagens em sequência. (Anexo2)
·   Ligando as Perguntas com as Respostas; (Anexo 3)
·    Extra: Mural de Desenhos – Minha Vida na Outra Vida; (Anexo 4)

5.CULMINÂNCIA – 5 min
·  O Evangelizador encerrará esclarecendo que é necessário fazer o possível para nos melhorarmos nesta vida, para que na próxima possamos vir em melhores condições físicas e psicológicas.
PRECE FINAL
MATERIAL: Folhas Ofício, Lápis e Canetas, Hidrocor. Se possível levar roupas para caracterização dos personagens.
BIBLIOGRAFIA: O Livro dos Espíritos – A. Kardec Cap. IV, V e VII; Tomo I – ESDE – Módulo IV – FEB; O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. IV;



ANEXO 1
DINÂMICA DA ÁGUA E OS RECIPIENTES
“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” – Jesus (João 3:8)

Material: Copos descartáveis, vasilha plástica, pano limpo ou esponja limpa.
Trazemos um copo descartável de água e uma vasilha limpa. Mostramos às crianças e perguntamos o que tem dentro do copo. Então, destruímos o copo, de forma que a água caia na vasilha. Nada chocante ou estrondoso. Apenas rasgamos o copo descartável. Então perguntamos o que aconteceu com a água. E as crianças certamente dirão que a água agora está na vasilha. Então pegamos um pano limpo ou uma esponja e encharcamos com a água da vasilha. Podemos torcê-lo para que a água seja despejada em outro copo. Então perguntamos o que aconteceu.
Explicamos que a água nunca deixou de ser a mesma, mesmo mudando de lugar. Só mudou de forma, conforme onde estava.
Assim é o espírito. É imortal e está em cada corpo para se melhorar. Mas não acaba com o corpo. Sobrevive à ele para então, adquirir outro corpo.



























 ANEXO 2
Apresentar primeiro a imagem da semente germinando e ir questionando qual a mensagem da imagem? O que acontecerá depois que a planta crescer? Ela vive para sempre?
Em seguida apresentar a imagem do processo evolutivo humano.
O macaco foi crescendo e virou homem? Explicar que a cada modificação o homem passou por várias reencarnações.
Em seguida a imagem do envelhecimento do homem moderno; Qual  a diferença do homem da foto anterior ( das cavernas) para a foto de agora ( homem moderno);
E por último apresentar a imagem que retrata a Reencarnação e pedir que eles explique a imagem.
Explicar que a cada encarnação acontece o que mostra a 4ª imagem. Explicar que na reencarnação os corpos mudam, mas o espírito é o mesmo, ressaltando que o objetivo não é a mudança de corpos, mas o aprimoramento moral do espírito.




ANEXO 4

Mural de Desenhos – Minha Vida na Outra Vida.
Cada um desenhará como se enxerga na próxima vida, baseando nos progressos que já fez ou nos defeitos que ainda tem nesta vida.
Todos colarão seus desenhos no Mural e quem quiser poderá falar sobre seu desenho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, assim podemos aperfeiçoar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.