EVANGELIZADOR:
AUXILIAR:
CICLO: 09 a 11
DATA: 20.11.2015
TEMA:
CULPA
E RESPONSABILIDADE
OBJETIVO: Entender que a culpa é um
alerta da consciência, que nos mostra em que estamos errando e que assim
devemos buscar reparar fazendo o bem.
1.PRECE INICIAL
2.INTRODUÇÃO - 25 min
Desvendando Histórias – Dividir a turma em 3 grupos. Cada um receberá
uma parte da história A MENINA QUE NÃO SABIA DIVIDIR
3.DESENVOLVIMENTO – 20 min:
· Cada
grupo se reunirá separadamente, lerá a sua parte da história e representará a
mesma através de desenhos num painel; (Anexos)
· O
Evangelizador usará as histórias para abordar o tema do dia;
· A
partir dos relatos o evangelizador deve enfatizar que a culpa não é para que
fiquemos sofrendo o resto da vida, mas para repararmos aquilo que erramos e
aprendermos para não errarmos mais.
4.TIVIDADE – 20 min
· Atividade: TEATRO DA HISTÓRIA – Cada grupo
interpretará sua parte da história.
·
O Evangelizador encerrará enfatizando a
importância de saber admitir os erros, de pedir desculpas e também de perdoar o
próximo pelos erros, além de procurar reparar os erros fazendo algo de bom.
(Subsídios para o Evangelizador – Leitura indicada na
Bibliografia abaixo.
·
Atividade
Extra: Dobradura – Cada criança receberá o
desenho de uma flor para recortar, pintar e montar. Escreverá o nome de alguém
com quem já tenha tido uma briga ou diferença, seja amigo, irmão, pai, mãe,
colega ou professor. Pedir que a criança leve a flor e entregue para a pessoa,
ou se não encontrar a pessoa, deverá imaginar entregando-a para a mesma.MATERIAL:
Lápis N° 2, Tesouras, Hidrocor, Lápis de Cor, Cola, Folhas A4,Histórias, Papel
madeira, cola colorida.
BIBLIOGRAFIA: O Livro dos Espíritos – A. Kardec – Livro 4 - Cap.2º todo; Perg.960 a 1009;
O Céu e o Inferno - Capítulo VII
todo.
·
HISTÓRIA
DIVIDIDA
GRUPO
1 - PARTE 1
HISTÓRIA
A MENINA QUE NÃO SABIA DIVIDIR
Anita
era uma menina muito egoísta e tudo que via queria só pra ela. Nos seus poucos
anos de vida, Anita já não gostava de
compartilhar nada com ninguém, nem mesmo com seu irmão que acabara de nascer.
Ela não aceitava ter que dividir seus pais com aquele menino que ela
considerava um grande chorão. Na escola Anita sempre ia bem em todas as matérias,
inclusive em matemática, pois ela dominava muito bem três das quatro operações.
Ela sempre acertava os exercícios de multiplicação, soma e subtração, mas
quando chegava na divisão ela errava.
Quando estava comendo alguma coisa e alguém se aproximava, Anita dava um jeito de colocar tudo na boca de uma só vez. Às vezes, essa tática não dava muito certo, como da vez que seu pai foi visitar um apiário e trouxe alguns favos de mel, e por acidente uma abelha junto. Anita vendo o pai chegar com o mel correu ao seu encontro e foi logo exigindo a sua parte e, para não dividi-la com ninguém, foi até o fundo do quintal da sua casa para comer o mel bem depressa.
Quando estava comendo alguma coisa e alguém se aproximava, Anita dava um jeito de colocar tudo na boca de uma só vez. Às vezes, essa tática não dava muito certo, como da vez que seu pai foi visitar um apiário e trouxe alguns favos de mel, e por acidente uma abelha junto. Anita vendo o pai chegar com o mel correu ao seu encontro e foi logo exigindo a sua parte e, para não dividi-la com ninguém, foi até o fundo do quintal da sua casa para comer o mel bem depressa.
Anita
estava tão preocupada em esconder o seu favo de mel para não ter que dividi-lo
que não percebeu que a abelha discretamente andava sobre ele. Ao perceber a
aproximação da sua amiga Laura, colocou o favo de mel de uma única vez na boca
e, ao mesmo tempo em que saboreava o doce do mel, a abelha provava a sua língua
com o ferrão. Anita pulava, chorava e corria de um lado para outro, mas não
abriu a boca até terminar de comer o favo, o mel e a abelha. Após esse episódio
Anita ficou uma semana com a língua inchada, porém o mais importante pra ela é
que não dividiu.
GRUPO
1 - PARTE 2
HISTÓRIA
A MENINA QUE NÃO SABIA DIVIDIR
Anita
era uma boa menina, ajudava sua mãe em casa e, às vezes, até mesmo o seu pai a
lavar o carro da família. E após lavar o carro, seu pai sempre a convidava para
dar um passeio e também era costume dele, nessas ocasiões, levá-la a uma
lanchonete do bairro em que moravam. Em um desses dias, seu pai comprou-lhe um
lanche e como estava em promoção, pague um e leve dois, Anita já cuidou em
envolver com os braços os dois grandes lanches, não oferecendo nem mesmo para
seu pai. Ela comeu o primeiro sem grandes esforços, porém quando chegou na
metade do segundo já não agüentava mais e ficou segurando-o na mão por um
tempão.
Ao saírem da lanchonete, Anita ainda segurava o lanche na mão com firmeza, porém como ela já não agüentava mais comer, jogou-o fora. Foi quando um menino que ali estava pegou o lanche e imediatamente começou a comê-lo.
Ao saírem da lanchonete, Anita ainda segurava o lanche na mão com firmeza, porém como ela já não agüentava mais comer, jogou-o fora. Foi quando um menino que ali estava pegou o lanche e imediatamente começou a comê-lo.
GRUPO
1 - PARTE 3
HISTÓRIA
A MENINA QUE NÃO SABIA DIVIDIR
Anita
ganhou dois lanches do pai e não dividiu com ninguém. Como não agüentou comer os
dois, jogou um fora.Foi quando um menino que ali estava pegou o lanche e
imediatamente começou a comê-lo.
Anita ficou parada olhando aquele menino que comia o lanche que acabara de jogar. Uma parte dela queria reclamar, mas a outra estava chocada. Seu pai vendo o que estava acontecendo, passou a ser um mero expectador que aguardava o desfecho daquele acontecimento sem maiores envolvimentos.
O menino comia o resto do lanche enquanto olhava para Anita que, estática, não sabia o que fazer. Ao terminar o lanche, o menino já estava indo embora quando uma senhora saiu da lanchonete e lhe deu um chocolate. Ele voltou-se para Anita e seguiu em sua direção, e ao chegar ao seu lado partiu o chocolate em dois e deu a metade para ela. Após isso, ele foi embora.
Anita, embora criança, compreendeu o que aconteceu naquele dia. E por conseqüência, suas notas em matemática melhoraram, já que ela não tinha mais dificuldades para a divisão.
Anita ficou parada olhando aquele menino que comia o lanche que acabara de jogar. Uma parte dela queria reclamar, mas a outra estava chocada. Seu pai vendo o que estava acontecendo, passou a ser um mero expectador que aguardava o desfecho daquele acontecimento sem maiores envolvimentos.
O menino comia o resto do lanche enquanto olhava para Anita que, estática, não sabia o que fazer. Ao terminar o lanche, o menino já estava indo embora quando uma senhora saiu da lanchonete e lhe deu um chocolate. Ele voltou-se para Anita e seguiu em sua direção, e ao chegar ao seu lado partiu o chocolate em dois e deu a metade para ela. Após isso, ele foi embora.
Anita, embora criança, compreendeu o que aconteceu naquele dia. E por conseqüência, suas notas em matemática melhoraram, já que ela não tinha mais dificuldades para a divisão.
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