terça-feira, 30 de abril de 2019

AULA HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI – 1º DIA

CENTRO: INSTITUTO KARDECISTA DE CORRENTINA
EVANGELIZAÇÃO INFANTIL MEIMEI
Evangelizadora: Josi Barbosa

AULA HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI – 1º DIA

OBJETIVO: Compreender o que Jesus quis dizer com a frase: “ Há muitas moradas na casa de meu pai”. Mostrando que a mesma refere-se à existência dos diversos mundos que servem para nosso aprimoramento espiritual.

ROTEIRO:
·        PRECE INICIAL
·        MÚSICA COM COREOGRAFIA
1º MOMENTO: Explicação dos ensinamentos do dia.
Colocar 5 bambolês no chão, Cada um representando  um tipo de mundo ( subsídios em anexo). Cada criança poderá escolher em qual deseja ficar.
Após todas estarem acomodadas, distribuir uma folha com a explicação sobre o tipo de mundo que eles estão representando.
O Evangelizador pedirá que cada grupo mostre a folha para todos e fará as explicações sobre cada um, na ordem, começando do primitivo.
2º MOMENTO: Atividades no caderno.
Cada criança receberá 4 atividades para serem coladas no caderno e respondidas. ( Anexo)

AVALIAÇÃO: Os bambolês ajudaram muito no entendimento de que cada mundo tem um perfil de habitante.
Não deu tempo de aplicar as 4 atividades.

Tópicos a serem abordados:
- Os Espíritos nos ensinam que todos os mundos são habitados por seres corporais apropriados à constituição física de cada globo. Mesmo que a Ciência terrestre não tenha comprovado a existência de vida em outros planetas, nada prova que não possam existir seres vivos com corpos apropriados a outros locais, diferentes ao Planeta Terra. 
- Existem mundos espirituais e materiais. Jesus disse: '' Há muitas moradas na casa de meu Pai''. A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas (habitações) são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes a sua evolução.
- Os mundos são diferentes uns dos outros, segundo o seu aspecto físico e moral dos habitantes que neles vivem.  Há mundos inferiores ao planeta Terra, física e moralmente; outros, da mesma condição que o nosso; e outros que lhe são mais ou menos superiores em todos os aspectos.
- Ao mesmo tempo em que os seres vivos progridem moralmente, os mundos que eles habitam evoluem materialmente.
-  Os mundos são classificados conforme o seu grau de evolução, portanto podem ser divididos em 5 tipos: 
Mundos primitivos: destinados as primeiras encarnações da alma humana; Sua existência é toda material; Não possuem sentimento de delicadeza ou de benevolência, nem as noções do justo e do injusto. A força bruta é, entre eles, a única lei. Carentes de indústrias e de invenções, passam a vida na conquista de alimentos. O Planeta Terra já foi um planeta primitivo.
Mundos de expiações e provas: Onde o mal domina sobre o bem; grande número dos seus habitantes são inteligentes, mas possuem ainda muitos vícios (tais como: o orgulho, egoísmo, a inveja, o ódio, a revolta etc...), isto mostra a sua imperfeição moral. A Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas, razão por que aí vive o homem com tanto sofrimento.
Mundos de regeneração –  Os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. A alma sofredora encontra neles a calma e o repouso. Ainda estão sujeitos as leis da matéria. Todos reconhecem Deus e tentam caminhar para Ele, cumprindo suas leis. Ainda não existe a felicidade perfeita. O homem ainda é de carne, e por isso sujeito aos sofrimentos materiais. Ainda tem que suportar provas, porém sem as duras angústias das expiações. Neste mundo, o homem ainda pode cair na tentação do mal e poderá retornar para um mundo de provas e expiações se permanecer nos vícios.
 - Mundos felizes: Onde o bem domina. Não estão sujeitos às doenças. A leveza do corpo permite locomoção rápida e fácil, em vez de se arrastar penosamente pelo solo, desliza pela superfície, sem qualquer outro esforço além da vontade. A infância é curta e quase nula, a vida é muito mais longa do que na Terra. Os seres vivos não tem mais necessidade de se destruírem para se alimentar. Não há senhores, nem escravos. Os Espíritos que lá vivem não possuem vícios, tais como o ódio, o ciúmes, a inveja etc.; pois uns ajudam os outros. Possuem bens, em maior ou menor quantidade, conforme os tenham adquirido, mais ou menos por meio da inteligência. Ninguém sofre, por lhe faltar o necessário, uma vez que ninguém se acha em expiação. Numa palavra: o mal, nesses mundos, não existe (1).
Mundos divinos: Onde reina exclusivamente o bem; habitação de espíritos puros, que já atingiram perfeição. Não sofrem provas e nem expiações. Não precisam reencarnar mais e não ficam presos a determinado local, podem percorrer o espaço e outros mundos. São os mensageiros  de Deus, cujas ordens executam para manutenção da harmonia universal. Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, auxiliam-nos na obra de seu aperfeiçoamento e nas suas aflições. Possuem uma felicidade suprema.
- Segundo os Espíritos, o planeta Marte seria ainda menos adiantado que a Terra . A Terra viria em seguida; Mercúrio e Saturno vêm depois da Terra. A superioridade numérica dos Espíritos bons dá-lhes preponderância sobre os Espíritos inferiores, do que resulta uma ordem social mais perfeita, relações menos egoístas e, consequentemente, condições de existência mais felizes. A Lua e Vênus encontram-se mais ou menos no mesmo grau e, sob todos os aspectos, mais adiantados que Mercúrio e Saturno.  Urano seria ainda superior a estes últimos. E Júpiter seria o mais avançado de todos os planetas, um mundo feliz.
- O Sol não seria mundo habitado por seres corpóreos, mas simplesmente um lugar de reunião dos Espíritos superiores, os quais de lá irradiam seus pensamentos para os outros mundos, que eles dirigem por intermédio de Espíritos menos elevados, transmitindo-os a estes por meio do fluido universal.
- Para alcançar a perfeição, o destino final de toda a humanidade, o Espírito não precisará passar por todos os mundos existentes no Universo, pois alguns possuem o mesmo grau de adiantamento e, portanto, nenhuma coisa nova aprenderia o Espírito.  
Comentário (1): E.S.E. Cap. 3. Item 9. A.K.


Leia mais: http://www.passatempoespirita.com.br/aulas/aula-11-pluralidade-dos-mundos/










HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI 

Observe a legenda e descubra o que são as moradas na casa de meu Pai:
1 - A
5 - E
9 - I
13 - N
17 - R
21 - V
2 - B
6 - F
10 - J
14 - O
18 - S
22 - Ç
3 - C
7 - G
11 - L
15 - P
19 - T
4 - D
8 - H
12 - M
16 - Q
20 - U


_____     _______________    _________    ___________    _____    ______
1            3    1     18    1          4      14         15    1     9            5           14

____________________________ .         _______     ___________________________
  20   13   9   21   5   17   18   14                  1   18         4   9   6   5   17   5   13   19   5   18

     ________________________       _________     _________   _______________________
12   14   17   1   4   1   18               18   1   14        14   18           12   20   13   4   14   18

__________     ___________________________      _______      ____________________
16   20   5             3   9   17   3   20   11   1   12             13   14         5   18   15   1   22   14

____________________________ , ______________________________    ___________
9   13   6   9   13   9   19   14           14   6   5   17   5   3   5   13   4   14          1   14   18

 ______________________________               _________________________
                5   18   15   9   17   9   19   14   18                    5   18   19   1   22   14   5    18

  _________________________________      ________
1   15   17   14   15   17   9   1   4   1   18           1   14

__________     _____________________________________.
18   5   20          1   4   9   1    13   19   1   12   5   13   19   14




segunda-feira, 29 de abril de 2019

AULA HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI – 2º DIA

INSTITUTO KARDECISTA DE CORRENTINA
EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTIL MEIMEI
EVANGELIZADORA: Josi Barbosa
AULA HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI – 2º DIA

OBJETIVO: Compreender que o processo de transição entre os planetas requer a mudança moral para melhor, de cada ser.

ROTEIRO:
·        PRECE INICIAL
·        MÚSICA COM COREOGRAFIA
1º MOMENTO: Explicação dos ensinamentos do dia.
Relembrar o que foi ensinado na aula anterior utilizando os bambolês para representarem os 5 tipos de mundos.
Dizer que a gente mostra que aprendeu quando a gente consegue ensinar. E que, por isso, iremos produzir um vídeo no final da aula no qual eles explicarão sobre os diversos tipos de mundos.
Explicar que para que a filmagem fique mais bonita que deveremos montar um painel para servir de fundo, no qual terá o sistema solar com diversos planetas, cometas, estrelas.
2º MOMENTO: Confecção do Painel.
Distribuir as imagens para que todos possam colorir com cores à escolha deles. Cada um deverá receber imagens de cometas, planetas e muitas estrelas.( Anexos)
3º MOMENTO: Filmagem.
Filmar as crianças explicando os ensinamentos do dia. Fazer com que todas participem.



Tópicos a serem abordados:
- Os Espíritos nos ensinam que todos os mundos são habitados por seres corporais apropriados à constituição física de cada globo. Mesmo que a Ciência terrestre não tenha comprovado a existência de vida em outros planetas, nada prova que não possam existir seres vivos com corpos apropriados a outros locais, diferentes ao Planeta Terra. 
- Existem mundos espirituais e materiais. Jesus disse: '' Há muitas moradas na casa de meu Pai''. A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas (habitações) são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes a sua evolução.
- Os mundos são diferentes uns dos outros, segundo o seu aspecto físico e moral dos habitantes que neles vivem.  Há mundos inferiores ao planeta Terra, física e moralmente; outros, da mesma condição que o nosso; e outros que lhe são mais ou menos superiores em todos os aspectos.
- Ao mesmo tempo em que os seres vivos progridem moralmente, os mundos que eles habitam evoluem materialmente.
-  Os mundos são classificados conforme o seu grau de evolução, portanto podem ser divididos em 5 tipos: 
Mundos primitivos: destinados as primeiras encarnações da alma humana; Sua existência é toda material; Não possuem sentimento de delicadeza ou de benevolência, nem as noções do justo e do injusto. A força bruta é, entre eles, a única lei. Carentes de indústrias e de invenções, passam a vida na conquista de alimentos. O Planeta Terra já foi um planeta primitivo.
Mundos de expiações e provas: Onde o mal domina sobre o bem; grande número dos seus habitantes são inteligentes, mas possuem ainda muitos vícios (tais como: o orgulho, egoísmo, a inveja, o ódio, a revolta etc...), isto mostra a sua imperfeição moral. A Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas, razão por que aí vive o homem com tanto sofrimento.
Mundos de regeneração –  Os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. A alma sofredora encontra neles a calma e o repouso. Ainda estão sujeitos as leis da matéria. Todos reconhecem Deus e tentam caminhar para Ele, cumprindo suas leis. Ainda não existe a felicidade perfeita. O homem ainda é de carne, e por isso sujeito aos sofrimentos materiais. Ainda tem que suportar provas, porém sem as duras angústias das expiações. Neste mundo, o homem ainda pode cair na tentação do mal e poderá retornar para um mundo de provas e expiações se permanecer nos vícios.
 - Mundos felizes: Onde o bem domina. Não estão sujeitos às doenças. A leveza do corpo permite locomoção rápida e fácil, em vez de se arrastar penosamente pelo solo, desliza pela superfície, sem qualquer outro esforço além da vontade. A infância é curta e quase nula, a vida é muito mais longa do que na Terra. Os seres vivos não tem mais necessidade de se destruírem para se alimentar. Não há senhores, nem escravos. Os Espíritos que lá vivem não possuem vícios, tais como o ódio, o ciúmes, a inveja etc.; pois uns ajudam os outros. Possuem bens, em maior ou menor quantidade, conforme os tenham adquirido, mais ou menos por meio da inteligência. Ninguém sofre, por lhe faltar o necessário, uma vez que ninguém se acha em expiação. Numa palavra: o mal, nesses mundos, não existe (1).
Mundos divinos: Onde reina exclusivamente o bem; habitação de espíritos puros, que já atingiram perfeição. Não sofrem provas e nem expiações. Não precisam reencarnar mais e não ficam presos a determinado local, podem percorrer o espaço e outros mundos. São os mensageiros  de Deus, cujas ordens executam para manutenção da harmonia universal. Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, auxiliam-nos na obra de seu aperfeiçoamento e nas suas aflições. Possuem uma felicidade suprema.
- Segundo os Espíritos, o planeta Marte seria ainda menos adiantado que a Terra . A Terra viria em seguida; Mercúrio e Saturno vêm depois da Terra. A superioridade numérica dos Espíritos bons dá-lhes preponderância sobre os Espíritos inferiores, do que resulta uma ordem social mais perfeita, relações menos egoístas e, consequentemente, condições de existência mais felizes. A Lua e Vênus encontram-se mais ou menos no mesmo grau e, sob todos os aspectos, mais adiantados que Mercúrio e Saturno.  Urano seria ainda superior a estes últimos. E Júpiter seria o mais avançado de todos os planetas, um mundo feliz.
- O Sol não seria mundo habitado por seres corpóreos, mas simplesmente um lugar de reunião dos Espíritos superiores, os quais de lá irradiam seus pensamentos para os outros mundos, que eles dirigem por intermédio de Espíritos menos elevados, transmitindo-os a estes por meio do fluido universal.
- Para alcançar a perfeição, o destino final de toda a humanidade, o Espírito não precisará passar por todos os mundos existentes no Universo, pois alguns possuem o mesmo grau de adiantamento e, portanto, nenhuma coisa nova aprenderia o Espírito.  
Comentário (1): E.S.E. Cap. 3. Item 9. A.K.





 ANEXOS


 



Painel confeccionado pelas crianças
CURSO DE LIBRAS GRATUITO - USP
CURSO DE LIBRAS OFERECIDO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
É GRATUITO, BASTA CADASTRAR PARA ACESSAR
LINK ABAIXO