segunda-feira, 30 de novembro de 2015

AULA: PROVAS E EVIDÊNCIAS DAS EXISTÊNCIAS SUCESSIVAS - 7 - 8

16ª SEMANINHA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA – ANO 2013
EVANGELIZADOR:                                                   AUXILIAR:         
CICLO: 07 e 08                                                           DATA:  03.09.2013

TEMA: PROVAS E EVIDÊNCIAS DAS EXISTÊNCIAS SUCESSIVAS
OBJETIVO: O evangelizando compreenderá como são as evidências que comprovam que um Espírito passa por várias vidas.
ROTEIRO:
1.PRECE INICIAL
2.INTRODUÇÃO - 15 min
·   Fazer rápida revisão do assunto Finalidades da Reencarnação;
·   Narrar a História “Meu Avô Desencarnou”, mostrando as imagens e colocando na sequência para que todos vejam;(Anexo1)
3.DESENVOLVIMENTO – 30 min
·      Desenvolver o tema utilizando a história questionando: Por que Fernanda disse que a Terra é uma escola? O que é o Perispírito que Fernanda falou? O que é desencarnar?  Como Fernanda sabia que seu avô não tinha desaparecido para sempre? O avô de Fernanda pode nascer de novo? Ele terá o mesmo corpo?
·      Discussão sobre o assunto, deixar os evangelizandos exporem suas opiniões e perguntas sobre o tema. O Evangelizador deverá dirigir a discussão de forma que todos possam participar e tirar suas dúvidas. (Subsídios)
·      Dinâmica do balão(Anexo2)
·      Por fim mostrar o desenho Corpo e Perispírito (Anexo3), para que eles entendam que o pensamento ou atitude boa ou ruim irá refletir no corpo e se o Espírito carregar esse pensamento depois da morte quando encarnar novamente poderá levar os mesmos pensamentos para o novo corpo.
4.ATIVIDADE – 20 min
·      Pintura e Colagem – Corpo e Perispírito do Avô de Fernanda (história). (Anexo4)
5.CULMINÂNCIA – 5 min
·      O Evangelizador encerrará enfatizando que o Espírito pode passar de uma vida para outra ou seja reencarnar e que a morte é só do corpo. (Subsídios para o EvangelizadorPower Point FEB)
6.PRECE FINAL
MATERIAL:, Lápis N° 02; Lápis de Cor, Canetas, Hidrocor, Cola, barbante.

BIBLIOGRAFIA: O Livro dos Espíritos – A. Kardec Cap. IV, V e VII; Tomo I – ESDE – Módulo IV – FEB; O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. IV; Site:http://uniaoinfantil.blogspot.com.br/.

ANEXO 2
DINÂMICA DA BEXIGA
Entregar uma bexiga para cada um. Perguntar se é possível brincar com ele murcho e o que é preciso fazer para que possamos brincar com ele? Encher o balão de ar. Nós vemos o ar que está no balão? E nosso corpo físico precisa de quem para poder trabalhar na Terra? Do Espírito. 
Após a exposição o evangelizador dirá para todos encherem o balão até estourar e depois relacionar o Espírito com ar, e o corpo com os pedaços de bexiga: 
- O que aconteceu com o ar que estava dentro do balão? Continua tendo as mesmas propriedades. 
- Para que servem os pedaços da bexiga estourada? Tem alguma utilidade? Se decompõe na natureza ou é reciclado. 
Obs.: o Espírito vai para o Mundo Espiritual e continua a sua trajetória evolutiva; o corpo físico se decompõe, servindo de alimento para vermes pequenos. Não ressuscita, não retorna a vida. 
Explicar que somos formados de corpo e Espírito. Nós não enxergamos o nosso Espírito assim como não enxergamos o ar do balão. O que dá vida ao corpo é o Espírito que é imortal. Quando morremos, isto é, desencarnamos, o nosso Espírito continua vivo. O que levamos com a morte do corpo físico são nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Não levamos, porém, os bens materiais (nossos cadernos, bicicleta, boneca, computador, TV, nossa casa). 








ANEXO 4

ATIVIDADE – O CORPO E O PERISPÍRITO DO AVÔ DE FERNANDA ANTES DE DESENCARNAR.
O evangelizador entregará o desenho do Corpo do avô de Fernanda e eles deverão desenhar o Perispírito;
Eles deverão colar na folha ofício o desenho, desenho o Perispírito ao lado e depois pintar.
Sobre o perispírito deverão escrever pensamentos bons, para que na próxima encarnação o avô de Fernanda possa ter um corpo e mente saudáveis.

O barbante deverá ligar o corpo ao perispírito.

AULA PARADOXOS DA VIDA - 7 - 8

16ª SEMANINHA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA – ANO 2013
EVANGELIZADOR:                                                   AUXILIAR:         
CICLO: 07 e 08                                                           DATA:  06.09.2013

TEMA: PARADOXOS DA VIDA
OBJETIVO: Entender a Lei da Justiça Divina como explicação para os diferentes modos de vida, contrastes sociais, sofrimentos, alegrias e compreender a grande oportunidade de evolução que cada encarnação oferece.

ROTEIRO:

1.PRECE INICIAL
2.INTRODUÇÃO - 10 min
·    Fazer rápida revisão do tema anterior.
·    Narrar a “História de Um Pão”(Anexo1)
3.DESENVOLVIMENTO – 25 min
·    Trabalhando com Imagens. Colocar uma caixa com imagens recortadas e explicar as regras do trabalho. ( Anexo 1)
·    Desenvolver o tema de acordo com a apresentação dos Murais. ( Anexo 1 e Subsídios)
4.ATIVIDADE – 30 min
·    Maquete – Um Mundo Melhor ( Anexo 2)
5.CULMINÂNCIA – 5 min
·      O Evangelizador encerrará abordando a Justina Divina como explicação para as diferenças que existem no mundo e mostrando que cada encarnação é uma oportunidade para melhorarmos o que somos hoje e progredirmos rumo à perfeição. (Subsídios)
6.PRECE FINAL
MATERIAL: Folhas Ofício, Lápis e Canetas, Hidrocor, Papel Madeira, Colas comuns e coloridas, Isopor em formato redondo, gliter dourado e azul.

BIBLIOGRAFIA: O Livro dos Espíritos – A. Kardec Cap. IV, V e VII; Tomo I – ESDE – Módulo IV – FEB; O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. IV; Coleção nº 4 de Planos de Aula. 1º Ciclo de Infância - Módulo I. O Espiritismo-FEB.
ANEXO 2

TRABALHANDO COM MURAL - CONTRASTES DA VIDA
Colocar 2 Murais de Papel madeira, um em uma parede da Sala e o outro em lado oposto.
O Mural N° 01 será para colar imagens de situações BOAS. O N° 2 para colar imagens de situações RUINS;
Dividir a turma em dois grupos;
Espalhar muitas imagens de pessoas em diversos tipos de situações sobre a mesa.
O Grupo número 1 deverá escolher imagens de situações boas e colar no Mural número 1. Cada membro do grupo escolherá uma imagem.
O Grupo número 2 deverá escolher imagens de situações ruins e colar no Mural número 2. Cada membro do grupo escolherá uma imagem.
Após a colagem cada um explicará porque escolheu a determinada imagem, qual o significado dela, se lembrou de algo, etc.
Em seguida questionar:
·        Por que algumas pessoas têm uma vida boa e outras uma vida ruim?
·        O que vocês fariam se tivessem na situação da pessoa da imagem que você escolheu?
·        Cada um deverá dar sua explicação.

OBJETIVO: Refletir sobre as diferenças de vida e entendê-las à luz da Reencarnação, compreendendo a Lei da Justiça Divina.


ANEXO 3

MAQUETE UM MUNDO MELHOR

Serão formados 2 grupos, cada grupo irá trabalhar em uma maquete, onde eles deverão idealizar como deverá ser o mundo quando as pessoas se tornarem conscientes e fizerem sua parte para tornar a Terra um lugar melhor e mais justo.




AULA PARADOXOS DA VIDA - DIFERENÇAS - 5 - 6

16ª SEMANINHA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA – ANO 2013
EVANGELIZADOR:                                                   AUXILIAR:            
CICLO: 05 e 06                                                           DATA:  06.09.2013

TEMA: PARADOXOS DA VIDA

OBJETIVO: Entender a Lei da Justiça Divina como explicação para os diferentes modos de vida, contrastes sociais, sofrimentos, alegrias e compreender a grande oportunidade de evolução que cada encarnação oferece.

ROTEIRO:
1.PRECE INICIAL
2.INTRODUÇÃO - 15 min
·   Fazer rápida revisão do tema anterior.
·   Imagens de Contraste (Anexo)
3.DESENVOLVIMENTO – 25 min
·   Introduzir o assunto deixando que eles falem o que entenderam das imagens;
·   Narrar a história “A Nuvem Triste” (Anexo)
·   Desenvolver o tema utilizando a história. Explicar que às vezes sofremos, mas que podemos ser felizes. Existem pessoas que sofrem e que precisam ser ajudadas por nós. Indagar se eles já viram alguém triste seja na rua, na escola ou em casa. Explicar que além da caridade da doação de bens aos menos favorecidos podemos ajudar com carinho, afeto, um sorriso. ( Anexo )

4.ATIVIDADE – 30 min
·   Pintura e Colagem de algodão nas nuvens no TNT azul ( Anexo )
5.CULMINÂNCIA – 5 min
·      Encerrar enfatizando que no mundo há pessoas que são mais alegres que outras, que isso faz parte do merecimento de cada um, mas que temos sempre que ajudar aqueles que sofrem para que em eles consigam superar as dificuldades com menos dores e podemos fazer isso usando o que temos de melhor em nós para ajudar o próximo. (Subsídios)
6.PRECE FINAL
MATERIAL: Folhas Ofício, Lápis e Canetas, Hidrocor, Papel Madeira, Colas comuns e coloridas, papel madeira, gliter dourado e azul.


BIBLIOGRAFIA O Livro dos Espíritos – A. Kardec Cap. IV, V e VII; Tomo I – ESDE – Módulo IV – FEB; O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. IV; Coleção nº 4 de Planos de Aula. 1º Ciclo de Infância - Módulo I. O Espiritismo - FEB.

ANEXOS

A NUVENZINHA TRISTE

1-Vocês já olharam o céu? Já viram quantas nuvens? Elas são branquinhas como algodão. A sua casa é no céu. Lá moram muitas nuvens. Elas mudam de forma quando o vento sopra. Elas vão se ajuntando e se parecem com pessoas, animais, árvores, estrelas e com muitas coisas mais.
Mas havia uma nuvenzinha muito triste. Ela já estava cansada de ser nuvem. Ela não estava feliz por Deus tê-la criado sendo uma nuvem.

2- Então ela viu uma borboleta colorida voando, voando. E ela pensou:
- Eu poderia ser uma borboleta!
Ela se espichou daqui e dali e...

3- Logo se transformou numa borboleta. Que bom! Agora ela parecia com uma borboleta. Ela podia voar pra lá e pra cá. Mas, a borboleta não podia voar mais alto. E ela então se cansou de ser borboleta.


4- Mais tarde, ela viu um avião a jato voando pelos ares. E ela pensou:
- Eu poderia ser um avião a jato para viajar a muitos lugares!

5- E ela se espichou daqui e dali, transformando-se em um avião a jato. Agora sim ela poderia ser feliz. Afinal, agora ela poderia voar bem alto, conhecer muitos lugares, muitas pessoas. Mas, ela logo se cansou de voar, de ir para longe das outras nuvens. Ela ficava tão sozinha!

6- Então ela viu um balão colorido. Ela ficou impressionada com a altura que ele voava, era tão bonito e voava tão alto! As crianças riam e brincavam com ele, parecendo tão felizes!
A nuvenzinha resolveu então ser um balão.

7- Foi se espichando dali e daqui, até que se transformou num balão. E quando o vento soprava, o balão voava bem alto. Mas ela se cansou de ser balão. As crianças não se alegravam mais com ela!

8- E numa noite, ela viu a lua brilhando no céu. Ela também quis ser lua.

9- Espichou daqui e dali, ela se transformou numa lua bem bonita. Mas, a vida da lua não era muito boa. E, ela, se cansou de ser lua.
A nuvenzinha já estava desanimada por procurar ser tanta coisa e não conseguir ser feliz.
As outras nuvens começaram a conversar com ela, para saber a razão de sua tristeza. Então ela explicou que já havia transformado em tantas coisas e nada havia lhe trazido alegria.

10- Então ela começou a chorar. Suas lágrimas foram caindo, caindo... como gotinhas de água em cima da terra, do campo, das flores e logo o capim foi crescendo e ficando verdinho, as flores foram se abrindo alegrando o jardim.

11- E a nuvenzinha foi ficando alegre e compreendendo como era importante ser uma nuvenzinha. Ela já não queria ser outra coisa. A borboleta, o avião. O balão, a lua, cada um tinha sua função, cada um era importante.
Por isso devemos ser felizes como Deus nos fez. Nós somos importantes também.
A nuvenzinha descobriu como era maravilhoso ser uma nuvem. Deus criou a nuvenzinha para nos dar chuva, que molha a terra, o campo, dando alimento para as pessoas e os animais. Assim através de suas gotinhas ela descobriu que podia alegrar muita gente e se tornou feliz.














AULA A REENCARNAÇÃO COMO LEI BIOLÓGICA - 7 - 8

SEMANINHA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA – ANO 2013
EVANGELIZADOR:                                                   AUXILIAR:         
CICLO: 07 e 08                                                             DATA:  04.09.2013

TEMA: A REENCARNAÇÃO COMO LEI BIOLÓGICA
OBJETIVO: O evangelizando entenderá como a Reencarnação explica problemas físicos e como e porque os mesmos são transmitidos de uma vida para outra. Enfatizar que a mente registra tudo e pode transmitir ao corpo as lembranças.

ROTEIRO:
1.PRECE INICIAL
2.INTRODUÇÃO - 20 min

·    Revisão rápida do tema anterior;
·    Narrar a História de Chuvita (Anexo1)
3.DESENVOLVIMENTO – 25 min
·    Análise de imagens em sequência. (Anexo 2)
·  Discussão sobre o assunto utilizando a história, mas baseando-se nos conhecimentos da Doutrina e que a ciência traz. Enfatizar que apesar de mudar de corpos nas encarnações, o espírito é o mesmo e pode transmitir para o corpo “marcas” das outras vidas, sejam físicas ou psicológicas. Antes de explicar deixar que eles exponham seus conhecimentos sobre o assunto. (Subsídios)

4.ATIVIDADE – 30 min
·   Atividade 1 - Pintura - Nova Encarnação de Chuvita – Entregar pequenas nuvens para eles pintarem e depois colarem no TNT azul representando a nova encarnação de Chuvita (Anexo)
·   Atividade 2: Montagem do Livrinho – Minha Atual Reencarnação Apresentação dos livrinhos (os evangelizandos poderão levar os livrinhos para casa). (Anexo)

5.CULMINÂNCIA – 5 min
·  O Evangelizador encerrará esclarecendo que é necessário fazer o possível para nos melhorarmos nesta vida, para que em nossa próximas encarnações estejamos melhores.
PRECE FINAL
MATERIAL: Folhas Ofício, Lápis e Canetas, Hidrocor..

BIBLIOGRAFIA: O Livro dos Espíritos – A. Kardec Cap. IV, V e VII; Tomo I – ESDE – Módulo IV – FEB; O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. IV;;Sites: http://revelacao3.blogspot.com.br;  http://peloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.com.br

ANEXO

A HISTÓRIA DE CHUVITA 
A chuva descia suave do céu. Muitas gostas caíam nos jardins, outras sobre as casa, outras iam engrossar o leito dos rios. Numa das poças d´água do jardim caiu a brilhante Chuvita. Era uma gota pequenina e não entendia muito bem como tinha vindo parar ali. - O que está acotecendo comigo ? Onde estou ? - Calma Chuvita? Você desceu à terra, junto com todas essa gotinhas – dizia Vaporilda. -À terra ?!..Mas eu só me lembro que estava lá no céu! - É isso mesmo. Talves você não se lembre bem porque estava em outra forma. Você era um vapor d´agua. - Peraí! Mas eu sou eu mesma! - Sim, é você mesma, mas com outra forma....Como posso explicar melhor...Com outro corpo! – dizia Vaporilda, com ar de muito sabida. – Nós nos transformamos por fora, em determinados momentos sendo a água da chuva, depois, com o calor do sol, nos transformamos pe nuvem e nos tornamos novamente gostas de chuva. E cada vez que isso acontece, sempre aprendemos mais e fazemos mais amigos. - É como se em cada mudança dessas eu tivesse uma nova vida ? perguntou Chuvita. - Isso Mesmo! Se fossemos humanos, chamaríamos isso de reencarnação. - Ih, Vaporilda? Olha o sol chegando. Já é o momento de começar tudo de novo: uma nova vida, um novo aprendizado com outro corpo que nos é dado por Deus. Autora: SANDRA REGINA R. S. PIZARRO 

OBS: TENHO AS IMAGENS DA HISTÓRIA, CASO SE INTERESSE



 ATIVIDADE